Compartilhe

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Estresse no trabalho induz mulheres a comer mais


Estresse no trabalho induz mulheres a comer mais
Desgaste emocional pode levar à ingestão de alimentos gordurosos

A balança apontou alguns quilos a mais? Parte da culpa pode estar na correria do trabalho. De acordo com uma pesquisa do Instituto Finlandês de Saúde Ocupacional, mulheres estressadas durante o expediente são mais propensas a usar a comida para aliviar as emoções. Os pesquisadores chegaram a essa conclusão após analisar o comportamento de 330 trabalhadoras, com idade entre 30 e 55 anos.

As participantes foram questionadas sobre estresse e hábitos alimentares no ambiente de trabalho e foram acompanhadas durante um ano. Ao final do estudo, 22% delas alegaram algum grau de esgotamento no trabalho. Esse grupo tinha os hábitos de comer descontroladamente por causas emocionais - como estresse e ansiedade - e optar por alimentos mais gordurosos e doces. Já as mulheres sem qualquer grau de estresse não apresentaram esse comportamento.

Os pesquisadores afirmam que não é possível concluir a partir desses resultados que o estresse ou esgotamento no trabalho pode influenciar o sobrepeso ou a obesidade. Eles advertem, no entanto, que comer emocionalmente pode ser um fator de risco para obesidade futura.

Sete maneiras de lidar com a fome emocional

As emoções, como estresse e frustrações, costumam ser as principais causadoras da fome emocional. "Sentimentos de angústia, tristeza, ansiedade ou euforia comumente desencadeiam esse processo", aponta a psicóloga e health coach Juliana Sato, especialista do Minha Vida.

Se não controlada, essa compulsão alimentar pode acabar com a dieta e ainda chegar a níveis mais graves, relacionando-se com transtornos alimentares como anorexia, bulimia e síndrome do comer noturno. Para contornar as situações de fome emocional, confira os conselhos de especialistas no assunto.

Identifique as causas

O excesso de demandas, expectativas e frustrações, sejam na área profissional, familiar, amorosa ou financeira, podem gerar a fome emocional. Uma bronca do chefe, rompimentos emocionais, momentos de mudanças ou falta de dinheiro são situações que comumente causam essa compulsão. Fique atento a situações como essas na sua rotina. É válido fazer um diário alimentar e sentimental. Anote como se sentia no momento que comeu demais, assim ficará mais fácil identificar de onde vem a compulsão. ?Quando a pessoa consegue identificar o que está causando essa necessidade, ela se conscientiza da real causa de sua necessidade e pode aprender a controlar esse comportamento?, explica a psicóloga Juliana Sato.

A comida é a sua maior fonte de prazer?

Está na hora de encontrar atividades que também trazem felicidade e satisfação. Ocupar o tempo livre vai ajudar a manter distância da geladeira. A psicóloga Juliana Sato recomenda a prática de atividades que exijam esforço físico, além de meditação e interação com animais.

Você se acostumou a assaltar a geladeira?

A psicóloga Juliana enfoca que é preciso se responsabilizar pela sua saúde física e mental. Se acostumar a comer demais e esquecer as consequências negativas desse hábito só faz com que você engorde cada vez mais. Para tentar combater esse costume, incorpore às suas refeições alimentos saudáveis e nutritivos, que garantem maior sensação de saciedade, ou seja, não deixam você com fome tão cedo. Também vale deixar a geladeira cheia dessas opções aliadas da saúde. Dessa forma, cada vez que você for "assalta-la", não encontrará alimentos gordurosos e pouco saudáveis.

Você não consegue controlar a compulsão?

Existem diversos profissionais que podem ajudar nesse desafio. Um deles é o psicólogo, que ajuda a compreender e lidar com as suas emoções e o seu momento de vida. "Há o health coach, que atua em parceria com a pessoa, buscando ferramentas que o auxiliem a mudar seus comportamentos que levam a compulsão", conta Juliana Sato. Já o psiquiatra pode ajudar em casos mais graves, caracterizados como transtornos, que também podem ser tratados com medicamentos prescritos pelo médico. O nutricionista e o nutrólogo também são importantes, por proporcionarem a manutenção de uma dieta adequada e balanceada.

Sua alimentação desequilibrada parece um ciclo vicioso?

O cérebro controla todos os nossos impulsos e estímulos. Ele produz substâncias chamadas neurotransmissores. Alguns desses neurotransmissores nos mantém atentos, acordados e em alerta. Outros nos ajudam a dormir, relaxar e manter a calma. Quando a estimulação e inibição estão nos níveis corretos, a pessoa não é lenta nem agitada - está na medida certa. Mas, se você come de forma errada, esse processo fica desequilibrado, pois o cérebro precisa de nutrientes para estimular esses neurotransmissores. Quanto mais desacertada a relação entre estimulação e inibição dos neurotransmissores, mais ansiedade é gerada, e, consequentemente, a compulsão alimentar aparece. Dietas ricas em serotonina evitam que a fome emocional apareça. Por isso, corte o mal pela raiz, mude sua alimentação já!

por Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife