Compartilhe

sexta-feira, 31 de maio de 2013

O que você pode fazer para reduzir o colesterol



O que você pode fazer para reduzir o colesterol

Veja como essas cinco mudanças no estilo de vida podem ajudar a baixar o seu colesterol.

O colesterol alto aumenta o risco de doença e ataques cardíacos. Mesmo tomando medicamentos, estas mudanças também podem melhorar o efeito de reduzir o colesterol.

1. Perca excesso de peso

Estar acima do peso - mesmo pouco - contribui para aumentar o colesterol. E perder peso, mesmo que for de 2 a 4 kg, pode ajudar a reduzir os níveis.

Comece com um olhar honesto em seus hábitos de comer e rotina diária. Conheça seus desafios para perder peso — e as maneiras de superá-los.

Se você come quando está chateado ou frustrado, faça um passeio em vez disto. Se você costuma se servir de comida rápida no almoço todo dia, leve alguma coisa mais saudável de casa.Se você gosta de comer na frente da televisão, tente mastigar cenoura cortada em palitos em vez de salgadinhos. E, procure maneiras de incorporar mais atividade física na sua rotina diária, tal como usar a escada em vez do elevador. Lembre-se de que acrescentar atividade física, mesmo em intervalos de 10 minutos, várias vezes ao dia, pode ajudá-lo a começar perder o peso. Apenas esteja certo de que você pode manter as mudanças que decidiu fazer. Faça um balanço do que você come atualmente e do seu nível de atividade física, e trabalhe lentamente nas mudanças.

2. Coma alimentos saudáveis ao coração

Mesmo que você não tenha tido uma alimentação equilibrada nos últimos anos, fazendo algumas mudanças na sua dieta, você poderá reduzir o colesterol e melhorar a saúde do coração.

·Escolha gorduras mais saudáveis. As gorduras saturadas, encontradas na carne vermelha e produtos de leite, aumentam o colesterol total e a lipoproteína de baixa densidade do colesterol (LDL), o “mau” colesterol. Como regra geral, você deve consumir não mais de 10% das suas calorias diárias de gordura saturada. Em vez disso, escolha cortes de carne mais magros, produtos de leite de baixa caloria e gordura não saturada – encontrada em azeitonas e óleos de canola e girassol – para uma opção mais saudável.

·Elimine a gordura trans. A gordura trans pode ser encontrada nos alimentos fritos e em muitos produtos assados comercializados, tais como, biscoitos, bolachas e bolos para lanche. Não confie em pacotes que possuem etiqueta “sem gordura trans”. Em vez disso, leia a lista de ingredientes. Você pode dizer se um alimento contém gordura trans, se ele contém óleo hidrogenado.

·Limite sua ingestão de colesterol. Ingira não mais do que 300 miligramas (mg) de colesterol por dia – menos de 200 mg, se você tiver doença do coração. As fontes mais concentradas de colesterol incluem miúdos, gema de ovo e todos os produtos de leite. Consuma cortes magros de carne, substitua o ovo e beba leite desnatado.

·Escolha grãos inteiros. Vários nutrientes encontrados em grãos inteiros promovem a saúde do coração. Prefira pães, macarrão, farinha e arroz integrais.

·Abasteça-se de frutas e verduras. As frutas e as verduras são ricas em fibra dietética, que ajudam a reduzir o colesterol. Faça refeições leves com frutas da estação. Se você gosta de frutas secas, limite-se a não mais do que um punhado (a mão fechada). A fruta seca tem mais calorias do que a fruta fresca.

·Coma alimentos ricos em ácidos gordurosos ômega-3. Os ácidos gordurosos ômega-3 ajudam a abaixar o LDL (“mau”) colesterol. Alguns tipos de peixe – como salmão, sardinha e arenque são ricos em ácidos gordurosos ômega 3. Outras boas fontes de ácidos gordurosos ômega 3 incluem nozes, amêndoas e sementes de linhaça.

3. Faça algum exercício diariamente.

Se você está ou não com sobrepeso, o exercício pode reduzir o colesterol. Melhor ainda, a atividade física pode ajudar a aumentar a lipoproteína do colesterol de alta densidade (HDL), o colesterol “bom”. Com o OK do seu médico, trabalhe de 30 a 60 minutos de exercício por dia. E lembre-se, qualquer atividade é útil. Mesmo usar a escada em vez do elevador ou fazer alguns exercícios abdominais, assistindo a televisão, pode fazer uma grande diferença.

4- Pare de fumar.

Se você fuma, pare. Seu nível de colesterol HDL já vai melhorar. E os benefícios não terminam aí. Somente 20 minutos depois de parar, a pressão sanguínea diminui. Dentro de 24 horas, o risco de ataque cardíaco diminui. Dentro de um ano, o risco de doença cardíaca cai pela metade daquele de um fumante. Depois de 15 anos, o risco de doença do coração é semelhante ao de alguém que nunca fumou.

5- Beba álcool somente com moderação

O uso moderado de álcool foi relacionado com níveis mais altos do colesterol HDL — mas os benefícios não são interessantes para alguém que já não bebe. Se você bebe, faça-o com muita moderação. Isto significa não mais do que uma dose por dia para mulheres e duas doses por dia para os homens. Beber álcool demasiadamente pode causar hipertensão, falência e ataque do coração.

Tenha certeza de que as mudanças que você escolheu fazer só vão gerar benefícios, e não se desaponte se os resultados não vierem imediatamente. Com certeza eles virão e você se sentirá muito melhor!

.'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife