Compartilhe

terça-feira, 4 de junho de 2013

A obesidade infantil é porta de entrada para muitas outras doenças crônicas


Muito conhecido para aumentar drasticamente o risco de certas condições crônicas de saúde mais tarde na vida, a obesidade infantil também tem graves consequências para a saúde, imediatos, de acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Califórnia-Los Angeles e publicado na revista acadêmica Pediatria.

Os pesquisadores descobriram que as crianças com excesso de peso são 30 por cento mais propensos do que as crianças de peso normal a sofrer de três ou mais problemas de saúde, mental ou de desenvolvimento, as crianças obesas são 200 por cento mais provável.

"Os resultados devem servir como um sinal de alerta aos médicos, pais e professores, que devem ser mais bem informados sobre o risco de outros problemas de saúde associados à obesidade infantil", disse o principal autor Neal Halfon.

Pesquisadores ter tido conhecimento há algum tempo que, mesmo que as taxas de obesidade infantil têm aumentado ao longo dos últimos 20 anos, assim que tem outras condições crônicas na infância como asma, deficiência e déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) de aprendizagem.

Embora os estudos anteriores tenham procurado uma ligação entre estes fenómenos, que têm ou tiveram um pequeno tamanho da amostra ou focado numa única condição ou parte do país. No estudo atual, os pesquisadores construíram perfis de saúde abrangentes de cerca de 43.300 crianças entre as idades de 10 e 17 nos Estados Unidos. Todas as crianças eram participantes da Pesquisa Nacional de Saúde da Criança de 2007. 15 por cento tinham índices de massa corporal (IMC) entre os percentis 85 e 95 (classificados como sobrepeso), enquanto 16 por cento tinham IMC acima do percentil 95 (classificadas como obesas).

Os pesquisadores compararam o peso com 21 indicadores separados de saúde em geral, problemas de saúde específicos e funcionamento psicossocial. Os resultados foram ajustados para ter em conta as diferenças de fatores sociodemográficos.

Um conjunto de problemas de saúde

Os pesquisadores descobriram que as crianças obesas eram significativamente mais propensos do que as crianças com peso normal a sofrer de uma saúde mais precária, mais incapacidades, ADHD, alergias, asma, osso, problemas articulares e musculares, transtornos de conduta, depressão, atrasos no desenvolvimento, infecções de ouvido, emocional e comportamental problemas, dores de cabeça, dificuldades de aprendizagem, e os dias de aula perdidos, repetência e outros problemas escolares.

"Este estudo traça um panorama abrangente da obesidade infantil", Halfon disse, "e ficamos surpresos ao ver quantas condições foram associadas com a obesidade infantil."

Mais estudos serão necessários para confirmar a pesquisa atual, Halfon e colegas observou. Em particular, estudos longitudinais ajudará a confirmar se a obesidade faz com que os problemas de saúde associados, ou se há algum outro fator que explica a conexão.

"A obesidade pode estar causando o co-morbidade, ou, talvez, a co-morbidade está causando obesidade - ou ambos podem ser causados ​​por algum outro terceiro fator imensurável", disse Halfon. "Por exemplo, a exposição ao stress tóxico pode alterar os processos que afectam neuroregulatory controle de impulso visto em ADHD, bem como a leptina de sensibilidade, o que pode contribuir para o ganho de peso."

Os pesquisadores disseram que com toda a probabilidade, o aumento da prevalência de problemas de saúde na infância crônicas decorre de tendências de décadas que mudaram drasticamente os ambientes físicos e sociais da infância. Eles sugeriram que a prevenção da obesidade infantil e, portanto, deve se concentrar em melhorar o ambiente na infância, além de triagem de crianças em risco para obesidade e condições associadas.

Fonte: http://www.eurekalert.org (por: David Gutierrez)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife