Compartilhe

terça-feira, 30 de julho de 2013

Curiosidades sobre Obesidade



  1. Há três componentes primários no sistema neuroendócrino envolvidos com a obesidade. O sistema aferente, que envolve a leptina e outros sinais de saciedade e de apetite de curto prazo. A unidade de processamento do sistema nervoso central; e o sistema eferente, um complexo de apetite saciedade efetores autonômicos, termogênicos que leva ao estoque energético. 
  2. Atividade física é o mais importante componente variável, representando cerca de 20% a 30 % do gasto energético total em adultos.
  3. O ambiente moderno é um potente estímulo para a obesidade. A diminuição dos níveis de atividade física e o aumento da ingestão calórica são fatores determinantes ambientais mais fortes.
  4. Gêmeos que foram criados em ambientes distintos puderam ser comparados com seus pais biológicos e com seus pais adotivos. Nessa condição, houve associação positiva entre o índice de massa corpórea dos adotados com o índice de seus pais biológicos, e não com seus pais adotivos, para qualquer classificação de massa corpórea, inclusive a obesidade, sugerindo que a genética é a influência determinante. ENTRETANTO, o fato de termos forte influência genética na obesidade não indica que a mesma seja inevitável.
  5. Sintomas de estresse, tais como ansiedade, depressão, nervosismo, e o hábito de se alimentar quando problemas emocionais estão presentes, são comuns em pacientes com sobrepeso ou obesidade.
  6. Várias fases da vida, como a infância precoce e adolescência, podem influenciar o ganho de peso, como a fase intra-uterina, peso de nascimento, amamentação, fase de rebote do peso, no período de aumento do peso que ocorre entre os 5 e 7 anos, e a fase puberal.
  7. O casamento pode influenciar o ganho de peso, principalmente em mulheres. As razões podem ser a redução no gasto energético e um aumento na ingesta calórica por alterações nos hábitos sociais.
  8. O maior ganho de peso após a menopausa está relacionado à idade e ao estilo de vida.
  9. 62 quilos é a média mundial de peso de um adulto. Toda população do planeta 287 000 000 de toneladas. Esse dado divulgado na revista científica BMC Public Health, modificará a forma de calcular a demanda por alimentos, até agora feita com base no número de habitantes. Sessenta e seis quilos é a média de peso de um adulto no Brasil.*
  10. 2549 calorias diárias são ingeridas, em média, por indivíduo. Nos Estados Unidos, o consumo é de 2874 calorias. Se todo mundo comesse a mesma quantidade que os americanos e atingisse a sua biomassa média 82 quilos, a produção de alimentos deveria ser ampliada como se existissem 500 milhões de pessoas a mais no planeta.*
  11. 6,2% da massa da humanidade é fruto do sobrepeso e da obesidade. O estudo lembra que a redução do peso não tem impacto apenas na saúde do indivíduo, mas também na necessidade de produção de alimentos.*


*Bibliografia: Revista Veja, Editora Abril, São Paulo, p.59, Edição 2275 de 27 de Junho de 2012.

Fonte: Comissão de Prevenção e Tratamento da Obesidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife