Compartilhe

sexta-feira, 5 de julho de 2013

REORIENTAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE - Promoção da Alimentação Saudável




Doenças relacionadas à alimentação e Nutrição

A maioria das doenças é causada pela interação de fatores individuais e ambientais e, por essa razão, podem ser evitadas. Portanto, a associação entre dieta e a ocorrência de doenças crônicas é reconhecida pela maioria da população.

Nas últimas décadas, o modo de vida dos brasileiros alterou-se significativamente, com importante impacto no aumento da demanda na estrutura e nos serviços das cidades. O Brasil tornou-se rapidamente uma população predominantemente urbana. Os padrões de trabalho e lazer, alimentação e nutrição e saúde e doença aproximaram-se dos países desenvolvidos.

O país passa por um processo de envelhecimento populacional, de maneira que a esperança de vida do brasileiro chegou, em 2003, aos 71,3 anos. Estima-se que, até em 2025, o país apresente uma das maiores populações de idosos do mundo. De outro lado, houve importante redução das taxas de mortalidade infantil e queda significativa da fecundidade.

O perfil de doenças que acometiam a população também foi modificado. As doenças infectoparasitárias, responsáveis por 46% das mortes em 1930, apresentaram redução especialmente nas regiões Sul e Sudeste, sendo substituídas por doenças dos aparelhos circulatório e respiratório e as neoplasias. A essa substituição progressiva dos perfis de saúde denomina-se transição epidemiológica.

De modo semelhante às transições epidemiológica e demográfica, a transição nutricional corresponde às mudanças negativas verificadas nos padrões alimentares, caracterizada por aumento do consumo de alimentos de origem animal, gorduras, açúcares refinados, alimentos industrializados e relativamente reduzida quantidade de carboidratos complexos e fibras.

Ao padrão alimentar atual associa-se a crescente incidência de doenças crônicas não-transmissíveis como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, obesidade e alguns tipos de cânceres. De outro lado, não foram erradicadas as doenças decorrentes da carência calórica e de micronutrientes, como a desnutrição, hipovitaminose A, anemia por carência de ferro e os distúrbios de iodo.

Os textos disponibilizados abaixo apresentam algumas discussões sobre o panorama de transição nutricional no país, o Inquérito Domiciliar sobre comportamentos de risco e morbidade referida, elaborado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) e o Relatório Vigitel, inquérito telefônico no qual foram estimadas as prevalências de doenças crônicas em todos os Estados do país. Não deixe de conferir!

  A Transição Nutricional no Brasil 

  Pesquisa do IBGE Revela que o Brasileiro Mudou o seu Padrão Alimentar 

  Inquérito Domiciliar sobre Comportamentos de Risco e Morbidade Referida de Doenças e Agravos Não Transmissíveis

  Relatório Vigitel 

  Sobrepeso e Obesidade 

  Desnutrição 

  Diabetes tipo 2 

  Câncer 

  Doença celíaca 

  Doença falciforme 


Fonte:  http://nutricao.saude.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife