Compartilhe

sábado, 6 de julho de 2013

Salto alto prejudica a circulação nas pernas



Alguns centímetros a mais conquistados com os sapatos de salto alto podem fazer bem para a autoestima e vaidade feminina, mas muito mal à saúde. O uso cotidiano do salto é apontado como mais um fator de risco ao surgimento de varizes e outras doenças venosas, como flebites e tromboses, de acordo com estudo da Divisão Vascular e Endovascular do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.

Trinta mulheres, com idade entre 20 e 35 anos, com índice de massa corporal adequado e clinicamente saudáveis – sem qualquer problema venoso – foram submetidas a exames sobre o impacto dos saltos na circulação sanguínea. Para isso foram testadas quatro situações: salto agulha e plataforma com 7 cm, salto de 3,5 cm e descalças.

Com o resultado, o cirurgião vascular e coordenador da pesquisa, Wagner Tedeschi Filho, concluiu que quanto maior o salto, maior a limitação de ‘trabalho’ da panturrilha. “A panturrilha é o coração da perna. O sangue, rico em oxigênio e nutrientes, desce para as pernas pelas artérias e retorna, com detritos e gás carbônico, pelas veias com a ajuda da panturrilha”, afirma Tedeschi Filho. “A capacidade (da panturrilha) fica debilitada com o uso do salto alto”, completa o cirurgião.

O sangue venoso “acaba represado nas pernas”, explica o membro do Departamento de Doenças Venosas da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, Newton de Barros Júnior.

O ideal, segundo os especialistas, é que, em média, o volume residual venoso, responsável por medir a quantidade de sangue não bombeado das pernas para o tórax, não passe de 35%. O estudo mostrou, porém, que com o uso do salto plataforma, o volume residual registrado foi de 59%; agulha, de 56%; o salto de 3,5 cm deixou 49% de resíduo “represado” nas pernas. Apenas descalças as pacientes atingiram o ideal.

“Inchaço, dores, presença de vasinhos, sensação de peso são sintomas dos problemas de circulação”, diz Tedeschi  Filho.

Fator de risco

Os especialistas ressaltam que o salto alto é um fator de risco, mas não a origem dos problemas circulatórios. “Usar salto alto não é uma doença. Pode agravar sintomas, mas não tem implicações clínicas”, alerta o cirurgião vascular do Hospital Israelita Albert Einstein, Ricardo Aun.

Para ele, quatro fatores devem ser considerados para o surgimento de problemas circulatórios. “Genética, obesidade, sedentarismo e o sexo feminino”, enumera. “É claro que o salto alto limita o movimento do pé, mas ficar parada com o salto é pior para a circulação que andar com um sapato alto”, garante Aun.

Não há registro na literatura médica que fale sobre o tempo ideal para o uso diário do salto alto. O conselho dos profissionais é que a mulher retire o salto e caminhe ou alongue as pernas toda vez que sentir algum incômodo. “Em casos mais graves também é aconselhado o uso de meias de contenção elástica”, diz Barros Júnior.

Por: Felipe Oda
Fonte: http://blogs.estadao.com.brhttp://blogs.estadao.com.br/jt-cidades/tag/veias/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife