Compartilhe

sábado, 14 de setembro de 2013

Adoçantes artificiais favorecem obesidade e diabetes tipo 2




Revisão de estudos de universidade americana mostra que consumo de altas doses de sacarina e ciclamato de sódio traz os mesmos problemas responsáveis por banir o açúcar do cardápio

Mais doces e com menos calorias que o açúcar, os adoçantes artificiais surgiram como a salvação das dietas. Mas uma revisão de estudos publicada ontem, na revista Trends in Endocrinology & Metabolism, mostra que estes produtos favorecem o aparecimento de obesidade, diabetes tipo 2 e síndrome metabólica (dois ou mais fatores que, juntos, aumentam o risco de doenças cardíacas e derrame) mesmos problemas apontados no consumo de açúcar há anos.

É comum que as pessoas pensem que os adoçantes artificiais são saudáveis, vão ajudar a perder peso ou evitar o ganho de peso, escreve a autora do estudo, Susan E. Swithers, da Universidade de Purdue, em Indiana, nos Estados Unidos.

Em outubro de 2012 o New England Journal of Medicine publicou um grande estudo que associava o alto consumo de bebidas adoçadas artificialmente à obesidade: ao ingerir altas doses de refrigerantes diet, por exemplo, o cérebro entende a entrada de doce no organismo mas não há calorias para serem queimadas, o que a longo prazo faz com que o organismo ative o mecanismo de conservação de energia e o corpo ganhe peso.

O adoçante não é ruim em pequenas doses, o ruim é achar que se pode tomar adoçante indiscriminadamente. O problema está ligado à dose ingerida diz a endocrinologista Isabela Bussade, professora de pós-graduação da PUC-Rio e integrante do grupo de pesquisa clínica do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia (Iede).

A médica aponta ainda outro ponto, o da interferência dos adoçantes (e outros industrializados como acidulantes e conservantes) no metabolismo periférico, atuando como disruptores endócrinos e mudando a maneira como as células processam informações hormonais. Essa mudança de sinalização pode aumentar a obesidade não só pelo valor calórico. É como se uma pessoa comesse mil calorias de leitão assado, arroz e feijão e outra optasse por uma refeição com as mesmas mil calorias em fast-food e esta segunda engordasse mais por causa da química industrializada que atrapalha o funcionamento normal da célula, segundo a endocrinologista.

A nutricionista Fernanda Caldeira, da multinacional de emagrecimento Pronokal, também defende que o adoçante deve ser usado em pequenas quantidades, quem faz dieta deve tentar abolir os refrigerantes e privilegiar alimentos adoçados naturalmente.

A stevia é uma boa opção de adoçante mas é fundamental ler o rótulo dos produtos porque, muitas vezes, ela é misturada com ciclamato e sacarina para ficar mais barata alerta. Assim como também é comum a sucralose vir misturada ao sorbitol, já citado em estudos como favorecedor da diabetes.

Fonte: O Globo 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife