Compartilhe

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Cabelos Saudáveis



Quando se trata de cabelo saudável, não é apenas o que você aplica em seus cabelos que conta - é o que você coloca em seu corpo também.

"Assim como qualquer outra parte do seu corpo, as células e os processos que suportam o cabelo forte, vibrante dependem de uma dieta equilibrada", diz a nutricionista Lisa Drayer, de New York, autora do livro A Dieta de beleza.

Pode levar mais tempo para notar mudanças (boas ou más!) em seu cabelo do que em sua pele. Por exemplo,para a pele "apenas uma semana com uma dieta pobre pode resultar em acne ou pele seca, pálida dentro de dias", diz a dermatologista Cibele Fishman, mas com o cabelo, "pode demorar alguns meses para que os efeitos da deficiência nutricional apareçam".

Os nutrientes que você consome hoje ajudam a fortalecer o folículo piloso - a partir do qual cada fio nasce - e do couro cabeludo que o rodeia. "Folículos pilosos saudáveis = Cabelo saudável" diz Lisa Drayer.

Claro, não há mais para o seu cabelo do que o que você come. Fumar, desequilíbrios hormonais e não dormir o suficiente também podem afetar seu cabelo. Nenhum nutriente "mágico" pode compensar essas situações.

Ainda assim, você tem muito mais força do que você imagina. Se você mantiver uma dieta saudável e equilibrada, rica em proteínas, que se concentra nos alimentos abaixo, você estará dando o seu cabelo o tratamento que necessita e merece.


1. Salmão

Além de ser rico em proteínas e vitamina D (ambos são fundamentais para um cabelo forte) os ácidos graxos ômega-3 encontrados neste saborosos peixes de água fria são as verdadeiras estrelas. Seu corpo não pode fabricar esses ácidos graxos, que seu corpo precisa para crescer o cabelo. Cerca de 3% do fio de cabelo é feito desses ácidos graxos, Lisa Drayer diz. Ômega-3 também são encontrados nas membranas das células da pele do couro cabeludo, e os óleos naturais que mantêm o couro cabeludo e os cabelos hidratados. Outras opções: Se não gosta de salmão, você também pode obter ácidos graxos essenciais de peixes como o arenque, sardinha, truta e cavala, bem como abacate, sementes de abóbora e nozes.


2. Nozes

Estes são o único tipo de que tem uma quantidade significativa de ácidos ómega-3. Eles também são ricos em biotina e vitamina E, que ajuda a proteger as células dos danos ao DNA. Seu cabelo raramente fica muito tempo protegido do sol, diz LIsa Drayer. Muito pouco biotina pode levar à perda do cabelo. Nozes também tem cobre, um mineral que ajuda a manter a cor do cabelo natural rica e brilhante, diz Cibele Fishman. Outras opções : Tente usar óleo de noz em sua salada ou refogado em vez de óleo de canola ou de cártamo.


3. Ostras

Ostras são ricas em zinco, cuja ausência pode conduzir à perda de cabelo (mesmo nas suas pestanas), bem como um couro cabeludo escamoso e seco. Você pode obter algum zinco através de cereais fortificados e pães integrais, ostras, mas pode gabar-se um bom nível de proteína também. "Lembre-se, o cabelo é de cerca de 97% de proteína", diz Lisa Drayer. Sem proteína suficiente, seu corpo não pode substituir os cabelos que você naturalmente perde a cada dia e o que você nasce pode ser seco, quebradiço, ou fraco. Outras opções: obter zinco com nozes, carne e ovos.


4. Batata Doce

As batatas doces são uma grande fonte de beta caroteno, antioxidante, que o corpo transforma em vitamina A. "Basicamente, todas as células do corpo não podem funcionar sem o suficiente", diz Cibele Fishman. Ele também ajuda a proteger e produzir os óleos que sustentam o couro cabeludo, e com pouca vitamina A pode até mesmo deixá-lo com coceira e caspa. Outras opções: cenoura, melão, manga, abóbora, e damascos são boas fontes de beta-caroteno.


5. Ovos

Uma grande fonte de proteína, os ovos são carregados com quatro principais minerais: zinco, selénio, enxofre e ferro. O ferro é especialmente importante, porque ajuda a transportar oxigênio para as células dos folículos pilosos, e muito pouco de ferro (anemia) é uma das principais causas de perda de cabelo, especialmente nas mulheres, diz Lisa Drayer. Outras opções: Você também pode aumentar seus estoques de ferro com fontes animais, incluindo frango, peixe, carne de porco e carne de vaca.


6. Espinafre

O ferro, beta-caroteno, folato e vitamina C do espinafre ajudam a manter saudaveis os folículos pilosos no couro cabeludo e óleos de circulação. Outras opções: tentar em vegetais folhosos escuros, como brócolis, couve e acelga.


7. Lentilhas

Pequeno, mas poderoso, este legume é cheio de proteínas, ferro, zinco e biotina, diz Cibele Fishman, tornando-se um grande marco para vegetarianos, vegans, e comedores de carne. Outras opções: grãos, como a soja e feijão.


8. Iogurte grego

rico em proteínas, a vitamina B5 (ácido pantotênico - um ingrediente muitas vezes você vai ver nos rótulos dos produtos para o cabelo), e vitamina D, que ajuda na e saúde do folículo piloso, mas exatamente como isso funciona não é claro, diz Cibele Fishman. Outras opções: queijo cottage, queijo com baixo teor de gordura, e leite desnatado.


9. Mirtilos (blueberries)

Frutas exóticas podem ir e vir, mas quando se trata de vitamina C, "É difícil superar este super-herói de nutrientes", diz Lisa Drayer. Vitamina C é fundamental para a circulação do couro cabeludo e pequenos vasos sanguíneos que alimentam os folículos. Muito pouco de vitamina C em sua dieta pode levar à ruptura do cabelo.


10. Aves

Ricas em proteínas e zinco, ferro e vitaminas do complexo B ajudam a manter os fios fortes e abundantes. Porque "o cabelo é quase todo feito de proteínas", alimentos ricos em proteínas são os "blocos de construção do cabelo", diz Lisa Drayer. Outras opções: cortes magros de carne são outra boa fonte de proteína magra.

fonte: WEB MD 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife