Compartilhe

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Apostar em um café da manhã reforçado pode prevenir a obesidade, aponta estudo


.
Consumir mais calorias na refeição matinal também pode prevenir doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e colesterol alto
.
Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv descobriram que as modificações no corpo humano não são causadas somente pelo que você come, mas também quando você come. Em um recente estudo, eles constararam que pessoas que consomem mais calorias no café da manhã do que nas demais refeições do dia são muito mais propensas a perder peso e afinar a linha da cintura do que aqueles que deixam o jantar para se empanturrar.

Segundo a professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Tel Aviv e do Centro de Diabetes do Centro Médico Wolfson, Daniela Jakubowicz, a explicação para isso é que o corpo humano é impactado pelo ciclo circadiano, processo biológico que ele segue ao longo de 24 horas.

Por isso, o período do dia escolhido para comer pode ter um grande impacto na forma que o organismo processa os alimentos.

Benefícios vão muito além das calorias

Participantes que comeram mais no café da manhã — o que incluiu, também, uma sobremesa, como um pedaço de bolo de chocolate ou um biscoito — também tiveram níveis significativamente mais baixos de insulina, glicose e triglicerídeos, o que significa um menor risco de doença cardiovascular, diabetes, hipertensão e colesterol alto.

O estudo foi feito em colaboração com o doutor da Universidade de Tel Aviv, Julio Wainstein, com o doutor do Centro Médico Wolfson, Maayan Barnea, e com o professor da Universidade Hebraica de Jerusalém, Oren Froy.

Uma diferença dramática

Para chegar a esses resultados, o professor Jakubowicz e o seu grupo de pesquisadores conduziram um estudo com 93 mulheres obesas, que foram destinadas aleatoriamente para um dos dois grupos isocalóricos.

Cada um deles consumiu uma dieta moderada em carboidratos e gorduras, totalizando 1400 calorias diárias em um período de 12 semanas. O primeiro consumiu 700 calorias no café da manhã, 500 no almoço e 200 no jantar. Já o segundo consumiu 200 calorias no café da manhã, 500 no almoço e 700 no jantar.

Até o final da pesquisa, os participantes do grupo que consumiu mais calorias no café da manhã tinham perdido, em média, oito quilos cada um, e 7,5 centímetros de circunferência na cintura, comparado com três quilos e 3,5 centímetros daqueles que haviam consumido mais calorias no jantar.

De acordo com Jakubowicz, aqueles que apostaram em um café da manhã reforçado também apresentaram menores níveis do hormônio da fome — grelina —, o que representa que eles estavam mais saciados.

Além disso, também demonstraram uma diminuição significativa nos níveis de insulina, glicose e triglicerídeos.

Elimine os petiscos a noite

Os resultados sugerem, ainda, que para otimizar a perda de peso e melhorar a saúde em geral, as pessoas devem adotar um horário específico para fazer as refeições. Comer os alimentos certos na hora errada não só retardam a perda de peso, mas também podem ser prejudiciais a saúde.

Jakubowicz sugere, também, que as pessoas parem de fazer pequenos lachinhos a noite, além de evitar comer em frente ao computador ou da televisão, especialmente tarde da noite. Essas práticas podem representar uma grande contribuição para a obesidade, o que causa um crescimento do risco de doenças cardiovasculares.

Fonte: Zero Hora e Wiley Online Library




Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife