Compartilhe

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Dicas para aumentar o seu pique no trabalho


Melhore o humor e a organização e mande o estresse para longe ... 

Tem semanas em que a vontade é ficar na cama, com os pés para cima e sem compromisso nenhum. Mas o trabalho não dá trégua e o jeito é buscar alternativas para manter o ânimo e dar conta das tarefas profissionais. "É fundamental identificar essas armadilhas que nos pegam durante a rotina, desviando o foco e roubando o tempo", afirma a psicóloga Milene Rosenthal, do projeto Psicolink. Para terminar o dia sem esgotamento e aguentar firme a semana, algumas dicas de organização são o segredo. Uma equipe de especialistas sugere opções para você adotar e conseguir vencer o expediente - em vez de ser vencido por ele. 

01. Crie uma agenda diária com prioridades 
Organização é palavra de ordem. "Quando o trabalho flui, você evita estresse, economiza tempo e poupa a mente de preocupações desnecessárias", afirma a psicóloga Glauca Lage, de Belo Horizonte (MG). Use a agenda para se manter pontual em todos os compromissos, eventos e reuniões e procure opiniões do chefe e dos colegas para definir o que é prioridade. Estar sempre com a sensação de que tudo está atrasado e acumulado é desmotivador. "A disciplina ajuda a vencer o excesso de trabalho e contribui para uma ótima imagem pessoal e, consequentemente, um destaque na profissional", diz a psicóloga.

02. Faça pausas 
Alguns minutinhos são revitalizantes e ajudam a manter um bom ritmo de trabalho. "Estudos comprovam que pequenas pausas durante o expediente estimulam o bem-estar do funcionário e otimizam o rendimento profissional", afirma a psicóloga Milene Rosenthal. Levante e dê uma volta no escritório, estique as pernas e converse um pouco. Vale até praticar algum exercício, como a ginástica laboral oferecida por algumas empresas. Estudo publicado no periódico Journal of Occupational and Environmental Medicine mostra que esse tipo de atividade permite alcançar níveis de produção ainda mais elevados.  

03. Estabeleça metas possíveis 
Pode ser motivador ter objetivos cada vez mais desafiadores, mas é preciso um limite pra que o efeito não vire o contrário. A psicóloga Milene afirma que todo indivíduo tem potencial para aprender e se superar, mas algumas empresas e lideranças, para atingir resultados elevados, exigem demais da equipe. "A frustração em não conseguir atingir a meta pode diminuir a autoestima e desencadear até mesmo doenças psíquicas, como a depressão", afirma. Procure conversar sobre a viabilidade de suas metas caso perceba que elas estão difíceis de serem alcançadas. 

04. Preserve os momentos de lazer
Perder os momentos de descanso e descontração para horas extras de trabalho pode ser extremamente perigoso à saúde e ao rendimento profissional. "É preciso ter um equilíbrio entre vida pessoal e profissional para que nenhuma saia prejudicada", afirma Glauca Lage. Trabalhar 11 horas ou mais por dia pode dobrar risco de depressão e comprometer a disposição (Finnish Institute of Occupational Health, Finlândia), passar muitas horas sentado no trabalho aumenta risco de obesidade (Universidade de Montreal, Canadá) e expediente superior a dez horas diárias eleva as chances de problemas cardíacos (estudo publicado pelo European Heart Journal). 

05. Procure uma rotina de trabalho mais flexível 
Pare para refletir sobre o dia a dia no ambiente de trabalho e a relação entre superiores e funcionários. O que poderia ser melhor? Em um estudo americano publicado no Journal of Health and Social Behavior, 608 empregados de uma empresa passaram por uma mudança de rotina: os empresários permitiram que os funcionários decidissem quando e onde trabalhar, com base em suas necessidades individuais e responsabilidades no trabalho, sem que tivessem que pedir permissão ou avisar aos seus gerentes. Como resultado, os empregados: 

  • Relataram dormir quase uma hora (52 minutos) além do costume; 
  • Melhoraram os hábitos saudáveis, pois se sentiram menos pressionados a trabalhar doentes e mais propensos a procurar um médico quando necessário, mesmo que estivessem atarefados; 
  • Organizaram melhor o tempo para executar as tarefas e reduziram o conflito entre trabalho e família.  


06. Saiba dizer não
É muito difícil manter o pique nas tarefas se a todo o momento houver interrupções de outras pessoas. "Há muitos colegas de trabalho que, mesmo nos vendo concentrados e ocupados, não resistem e acabam interrompendo quem está por perto", afirma Milene Rosenthal. Isso pode afetar a produtividade da equipe. O ideal é avaliar se a solicitação é tão urgente a ponto de parar o que você está fazendo. Se não for, diga ao colega de forma educada que, após terminar sua atividade atual, você irá ajudá-lo. Também evite abraçar todas as tarefas que surgem sem realmente saber se dará conta. É melhor negar alguns compromissos do que ter vários mal cumpridos.  

07. Corra atrás do bom humor 
Não adianta esperar que o mau humor vá embora sozinho. Procure dormir bem, relaxe, esvazie a mente de preocupações e permita-se errar e progredir diante de frustrações. Um estudo da Ohio State University College of Business e da Universidade da Pensilvânia (EUA), apontou quem começa o dia bem humorado se sente mais disposto e produtivo, tendo mais sucesso na jornada de trabalho. Por que não procurar também momentos de risada e descontração dentro do ambiente de trabalho? De acordo com uma pesquisa da Universidade Bocconi (Itália), rir levanta o ânimo e favorece a imagem dos chefes perante os seus subordinados. Dos mais de 1.860 funcionários analisados, 98% disseram utilizar o humor para melhorar o ambiente de trabalho e 99% afirmaram que gostam da descontração para acelerar o ritmo das tarefas.  


- - - - - - -

Leia outras noticias no site Foco Em Vida Saudavel

Curta o facebook Foco em Vida Saudavel

Curta o facebook do Vida Ativa e Saudavel, Fit Camp Herbalife com aulas de Zumba Fitness ao ar livre, movimente-se do jeito que quiser, pratique exercicios em ritmo de festa! Saiba como participar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife