Compartilhe

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

O que são radicais livres e antioxidantes?


Parte do oxigênio que respiramos se transforma em radicais livres, ligados a processos degenerativos...


Radicais livres são moléculas instáveis, pelo fato de seus átomos possuírem um número ímpar de elétrons. Para atingir a estabilidade, estas moléculas reagem com o que encontram pela frente para roubar um elétron.

Uma parte do oxigênio que respiramos se transforma em radicais livres, que estão ligados a processos degenerativos como o câncer e o envelhecimento.

Deve ser lembrado que os radicais livres, principalmente quando equilibrados, também tem um papel importante atuando no combate a inflamações, matando bactérias, e controlando o tônus dos "músculos lisos".

ANTIOXIDANTES

Os antioxidantes são substâncias capazes de retardar ou inibir a oxidação do substrato. Podem agir bloqueando a formação dos radicais livres (RL) ou interagindo com estes, tornando-os inativos. Protegem o organismo da ação danosa dos radicais livres.

Alguns antioxidantes são produzidos por nosso próprio corpo e outros - como as vitaminas C, E, A e o beta-caroteno. É muito importante lembrar que os oligoelementos (micronutrientes) têm função importante e fundamental, pois eles são os despolarizantes celulares para que as vitaminas antioxidantes penetrem nas células e cumpram sua função. 

Os oligoelementos ainda fazem parte do núcleo da célula (DNA/RNA).

Os antioxidantes endógenos podem ser divididos em 4 categorias básicas:


  • Antioxidantes enzimáticos: Os antioxidantes enzimáticos são a primeira linha de defesa contra espécies reativas ou radicais livres de oxigênio.
  • Antioxidantes solúveis: Os antioxidantes solúveis encontram-se no sangue circulante ou nos fluidos intersticiais. Podem agir neutralizando diretamente os radicais livres ou através da participação de sistemas enzimáticos.
  • Antioxidantes nutricionais: Os antioxidantes nutricionais são aqueles também encontrados em frutas e vegetais, como a Vitamina C, Vitamina E e a Vitamina A.
  • Seqüestradores de metais de transição: E finalmente, aqueles que exercem ação antioxidante por meio do seqüestro de metais de transição como ferro e cobre, que são substâncias sabidamente pró-oxidantes.

Além dos antioxidantes endógenos, existem os antioxidantes provenientes da natureza, principalmente aqueles provenientes da dieta e aqueles elaborados sinteticamente.

ALIMENTOS POSSUEM MAIOR PODER ANTIOXIDANTE

Pesquisadores da USDA Nutrition Center na Tufts University, em Boston, estão testando quais alimentos tem maior poder antioxidante. Para isto, Dr. Ronald Prior e seus colegas, mediram a capacidade de absorção de radicais livres dos alimentos. Temos várias frutas, verduras e legumes com poder antioxidante, mas os maiores destaques são: AÇAÍ, FRUTO DO NONI, ALGA CLORELA, UVA, TOMATE, MORANGO.

EXERCÍCIOS FÍSICOS PRODUZEM RADICAIS LIVRES

O Dr. Kenneth Cooper em seu livro "Revolução Antioxidante" (Editora Record, 1994), descreve duas maneiras pelas quais os radicais livres são produzidos durante exercícios físicos.

A primeira está ligada aos exercícios exaustivos nos quais há um aumento de 10 a 20 vezes no consumo de oxigênio no corpo. O enorme bombeamento de oxigênio através dos tecidos desencadearia a liberação de radicais livres. Para se evitar isto, Cooper recomenda praticar os exercícios entre 65-80% da sua freqüência cardíaca máxima.

A outra forma de produção de radicais livres durante os exercícios está ligada ao processo que é conhecido como isquemia-reperfusão. Quando os exercícios físicos intensos são praticados, o fluxo sangüíneo é desviado dos órgãos não diretamente envolvidos para os músculos em atividade. Assim, uma parte do corpo irá passar por uma deficiência de oxigênio. Ao término do exercício há reperfusão, quando o sangue retorna aos órgãos que estiveram privados. Este processo foi associado à liberação de grandes quantidades de radicais livres. Verificamos então a importância do desaquecimento, ou volta à calma.

ENTÃO ATLETAS SOFREM MAIS A AÇÃO DOS RADICAIS LIVRES

Não necessariamente! É verdade que pesquisas detectaram que seções de exercícios provocam um aumento na ação dos radicais livres.

Primeiro é que a ação dos radicais livres aumenta apenas temporariamente voltando depois ao nível normal. Outro ponto importante, geralmente despercebido, é que em pessoas bem treinadas o aumento da ação dos radicais livres devido ao exercício é bem menor. Isto se deve ao fato de que atividade física regular aumenta os níveis de enzimas que destroem os radicais livres.

Uma demonstração disto é o estudo realizado pela Universidade de Tubingen na Alemanha. Homens treinados e não treinados realizaram um teste de intensidade progressiva em esteira ergometrica até a exaustão. O dano ao DNA nas células brancas no sangue foi significativamente menor nos homens treinados. Deve-se lembrar que os treinados correram por mais tempo e por isso consumiram mais oxigênio (International Journal of Sport Medicine, 1996, 17 : 397-403).

OS EXERCÍCIOS DE BAIXA/MODERADA INTENSIDADE COMBATEM OS RADICAIS LIVRES

Sim. Segundo O Dr. Kenneth Cooper os exercícios entre 65-80% da sua freqüência cardíaca máxima tem importância fundamental no combate aos radicais livres. Sem eles as defesas internas de seu organismo contra os radicais livres ficam fragilizadas.

VITAMINAS QUE DEVEMOS INGERIR PARA COMBATER OS RADICAIS LIVRE

A maioria dos médicos e nutricionistas seguem as recomendações de quantidades diárias de vitaminas (RDA) do departamento de agricultura do governo americano (USDA). O ideal é que o atleta faça equilibrado o uso de antioxidantes e saiba quais alimentos são as principais fontes de vitaminas e a quantidade ideal de ingestão.

A base do equilíbrio do atleta está no uso do Colágeno (proteína de alto Valor Biológico mais Abundante do Organismo), da Glutamina (Aminoácido de maior quantidade no músculo), do Antioxidante (Agentes neutralizadores dos radicais livres).

Claro que não podemos deixar de considerar as importâncias das Vitaminas E, A, C e minerais como o Zinco e o Selênio.

Quanto à indicação e ou uso de suplementos alimentares, devem ser analisados os fatores principais tais como alimentação, objetivo do treinamento tempo de descanso. O uso indiscriminado pode se tornar prejudicial, mas com acompanhamento profissional só tem a trazer benefícios. Os resultados procurados pelos praticantes de hipertrofia e outras atividades físicas, deverão sempre levar em conta os aspectos: genéticos, nutricionais e fatores ambientais.

ESTRESSE OXIDATIVO

O organismo deve estar normalmente em equilíbrio entre a produção e degradação de radicais livres. Quando existe um desequilíbrio entre as espécies reativas produzidas e a capacidade antioxidante, cria-se uma situação que se denomina estresse oxidativo. Os radicais livres podem ser provenientes da re-oxigenação de tecidos isquêmicos, do resultado de processos inflamatórios agudos e crônicos, da radiação ionizante, da lesão causada por substâncias químicas e da reação com metais. Nos processos inflamatórios, os radicais livres de oxigênio derivam principalmente da NADPH oxidase dos macrófagos e neutrófilos.

DÚVIDAS MAIS FREQUENTES EM RELAÇÃO AOS RADICAIS LIVRES E ANTIOXIDANTES


  1. O QUE É RADICAL LIVRE? Radical livre são espécies químicas não estáveis eletricamente que apresentam átomos cuja última camada de elétrons não está completa.
  2. QUAL O CONCEITO DE ESTRESSE OXIDATIVO? Estresse oxidativo: são condições biológicas onde se formam muitos radicais livres, lesivos aos tecidos.
  3. QUAIS AS AÇÕES DANOSAS DO ESTRESSE OXIDATIVO NO ORGANISMO HUMANO? Podem causar lesões aos tecidos, podendo mesmo atingir o próprio DNA
  4. OS RADICAIS LIVRES PODEM ORIGINAR DOENÇAS? Sim. As lesões teciduais, ao que tudo indica, podem promover a produção de auto-anticorpos dando progresso a moléstias. A danificação do DNA, causando mutações, pode originar, possivelmente, o próprio câncer.
  5. O QUE SÃO ANTIOXIDANTES? São substâncias tais como: oligoelementos (micronutrientes – minerais traço), vitaminas, betacaroteno e outras, que bloqueiam a ação oxidante de radicais livres.
  6. QUAIS OS PRINCIPAIS ANTIOXIDANTES NUTRICIONAIS? São os flavonóides, Vit. C e E, betacaroteno, selênio e zinco, entre outros.
  7. QUAIS AS PRINCIPAIS AÇÕES DA VITAMINA? Ação antiescorbútica, moduladora da imunidade, e ação antioxidante.
  8. COMO SÃO CONSTITUÍDAS AS FIBRAS MUSCULARES? São constituídas por fibrilas, um conjunto de filamentos de proteínas, sendo o colágeno a de maior importância e presença ativa.
  9. QUAIS OS PRINCIPAIS TIPOS DE FIBRAS MUSCULARES QUE VOCÊ CONHECE? São as fibras tipo 1 e 2. Fibras tipo 1 (em maior número no músculo vermelho), responsáveis por contrações lentas. Fibras tipo 2 (em maior número no músculo branco), responsáveis por contrações rápidas.
  10. QUAL TIPO DE EXERCÍCIO CONSOME MAIS ENERGIA? POR QUÊ? São os exercícios que requisitam contrações musculares repetitivas de baixa ou moderada intensidade, porque a energia gasta para iniciar uma contração é praticamente igual ao que gastamos para mantê-la.
  11. QUAL O PAPEL DO EXERCÍCIO FÍSICO NO TRATAMENTO E CONTROLE DA OBESIDADE? Com a melhora do condicionamento físico, melhoramos a irrigação sangüínea de todos os músculos, melhoramos a capacidade respiratória, modificamos o metabolismo basal e aumentamos a massa muscular, o que por si só aumenta o gasto energético no repouso.


fonte: Nutriscience

Saibas mais sobre radicais livres e antoxidantes: Herbalife Nutrition Institute e Nutrição Herbalife

-------------------------------------


Multi-Vitaminas & Minerais Herbalife

É um suplemento que contém 23 micronutrientes essenciais. Por que consumir? As vitaminas e minerais desempenham funções fundamentais no organismo, e o "Multivitaminas e Minerais Herbalife" é um suplemento especialmente formulado que fornece quantidades adequadas de micronutrientes para complementar as necessidades do dia a dia de forma rápida e prática. Possui fórmula balanceada e não contém calorias, sendo sugerido o uso de dois tabletes por dia, preferencialmente nas refeições. Ingredientes: Vitaminas, minerais, dextrina, estabilizantes (celulose microcristalina e carboximetil celulose), glacerante ácido esteárico e antiumectante dióxido de silício. NÃO CONTÉM GLÚTEN.




Chá Thermojetics Original Herbalife


O Chá Thermojetics da Herbalife é uma bebida de baixas calorias que contêm chá verde e chá preto, que aceleram o metabolismo e possuem propriedades antioxidantes. Como não há adição de açúcar é uma excelente opção de bebida para hidratar o corpo, sem acrescentar calorias. Por que consumir? Possui baixas calorias e não contém açúcar, Acelera o metabolismo, Delicioso sabor para sua hidratação diária, É prático, possui embalagem pequena e fácil de levar para qualquer lugar, Pode ser consumido quente ou frio. Ingredientes: Maltodextrina, frutose, chá preto, chá verde, cafeína, mistura de ervas aromáticas (cardamomo, malva e hibisco) e aromatizante. NÃO CONTÉM GLÚTEN.



Para maiores informações sobre produtos, preços, como comprar e oportunidade de negocio, por gentileza entre em contato com a Distribuidora Independente Herbalife:

SILVANA COSTA GONÇALES
Distribuidora Independente Herbalife
cel. (011) 97153-0245
silvana.goncales@globo.com
https://www.facebook.com/silvana.costagoncales

Faça contato e conheça os produtos da Herbalife (Shakes, Chas, linha de emagrecimento e manutenção de peso, suplementos vitaminicos, produtos para pele, corpo e cabelo, perfumes etc) e saiba mais sobre o que fazer para ter uma vida mais saudável.

Endereço de correspondência: Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 1177 - Jabaquara - São Paulo - Cep 04309-010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife