Compartilhe

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Em seis anos, brasileiros diminuem consumo de refrigerante em 20%


Os brasileiros estão bebendo menos refrigerante, mas ainda consomem carne com excesso de gordura e incluem menos frutas e legumes no cardápio do que o recomendado.

A análise faz parte de uma pesquisa que retrata os hábitos de alimentação no país, divulgada nesta terça-feira (7) pelo Ministério da Saúde.

Em seis anos, o consumo de refrigerante diminuiu em 20%, segundo os dados da Vigitel 2014, pesquisa que monitora fatores de risco para a saúde.

A bebida, porém, não saiu da mesa dos brasileiros: cerca de 20,8% da população bebe refrigerante cinco vezes ou mais na semana, de acordo com a pesquisa.

Também houve queda no número de brasileiros que consomem carne com excesso de gordura. Em 2007, o percentual da população que tinha esse hábito era de 32,7%. Hoje, é de 29,4%.

Apesar da leve queda, o índice ainda é considerado alto, segundo o Ministério da Saúde. E é ainda maior entre os homens: 38,4%. Entre as mulheres, o percentual cai para 21,7%.

Frutas e legumes também estão em falta no cardápio de boa parte da população. Dados da Vigitel mostram quem apenas um quarto dos brasileiros, ou 24,1%, consome a quantidade tida como ideal de frutas e verduras – a Organização Mundial da Saúde recomenda a ingestão diária de ao menos 400 gramas desses alimentos.

Em geral, esse consumo diminui ainda mais entre os homens. Apenas 19,3% deles consomem a quantidade recomendada de frutas e hortaliças -o percentual é de 28,2% entre as mulheres.

FEIJÃO E ARROZ

Se as frutas ainda ficam de fora dos hábitos alimentares de parte da população, o feijão permanece como o alimento preferido dos brasileiros.

De acordo com a pesquisa, 66% da população come feijão em cinco ou mais dias da semana, um índice que se mantém estável ao longo dos anos. Foram entrevistadas 14 mil pessoas.

Para o ministro da Saúde, Arthur Chioro, os dados mostram a necessidade de investir em medidas de incentivo à alimentação saudável. Hoje, cerca de 50% da população adulta apresenta sobrepreso e 17% é obesa, afirma.

“A alimentação saudável passa cada vez mais por valorizar uma alimentação in natura e os alimentos minimamente processados e evitar os ultraprocessados [industrializados]”, afirmou o ministro, durante um evento de lançamento de um guia de alimentos regionais feito pela pasta.

“Não se trata de ser contra a industrialização. Mas podemos ter um mundo mais saudável se fornecermos elementos críticos para que a população faça suas escolhas [na alimentação].”

Fonte: O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife