Compartilhe

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Como a pirâmide alimentar pode melhorar sua dieta


Quem deseja eliminar os quilos a mais, manter ou ainda ganhar peso, precisa seguir uma dieta balanceada. Para isso, é preciso fazer as escolhas certas e colocar no prato as quantidades ideais de cada tipo de alimento. É aí que entra a ajudinha da pirâmide alimentar.
Entender a ilustração é mais simples do que você imagina. Ela serve como um guia, onde estão todas as informações necessárias para montar refeições saudáveis e indica de maneira bem simples e objetiva quais nutrientes devem ser priorizados.
A pirâmide alimentar tem formato triangular e é dividida em oito grupos, formados a partir das características nutricionais dos alimentos. Cada grupo tem uma porção de consumo diário indicada e, cada porção, um número de calorias determinado.
Para colocar a pirâmide alimentar em prática no dia-a-dia e fazer refeições na medida certa, é só conferir as calorias de cada alimento antes de consumir e calcular a quantidade necessária para formar uma porção.
Conhecendo a pirâmide alimentar
Grupo 1: Composto por alimentos ricos em carboidrato, que formam a base da pirâmide. Mesmo considerados verdadeiros vilões, a presença dos carboidratos na dieta é essencial, já que eles são a maior fonte de energia para o organismo e colaboram para o bom funcionamento do metabolismo. De acordo com a pirâmide, o ideal é consumir de cinco a nove porções de carboidrato diariamente. Cada porção apresenta 150 calorias.
Grupo 2: Nele se encontram legumes e verduras, que são ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e possuem nutrientes essenciais a diversas funções do organismo. Uma dieta equilibrada deve conter de quatro a cinco porções de legumes e verduras dentre as refeições, somando apenas 15 calorias por porção. Dê preferência para as verduras de folhas verde-escuro (brócolis, mostarda, couve) e legumes amarelo-alaranjados (cenoura, abóbora, beterraba, ricos em betacaroteno.
Grupo 3: Este é o grupo das frutas. Elas são ótimas fontes de vitaminas, sais minerais e fibras, principalmente quando consumidas ao natural. Segundo a pirâmide, é preciso consumir diariamente de três a cinco porções, com 35 calorias cada.
Grupo 4: Formado pelo leite e seus derivados, os maiores fornecedores de cálcio para o organismo. O cálcio é um mineral essencial na formação dos ossos e dentes, contração muscular e na ação do sistema nervoso. O consumo dos alimentos deste grupo não deve ultrapassar três porções diárias, cada uma delas com 120 calorias.
Grupo 5: Este é o grupo dos alimentos construtores. Eles recebem este nome porque são necessários para a construção e manutenção dos tecidos orgânicos, formação de enzimas, hormônios, vários líquidos e secreções e para a preservação do sistema imunológico. Nele, estão as carnes, ovos e peixes. É necessário ingerir entre uma e duas porções diárias destes alimentos para garantir boas quantidades de proteínas, cálcio, colesterol, minerais como zinco e ferro. Uma porção do grupo das carnes e dos ovos contém 190 calorias.
Grupo 6: Nele se estão as leguminosas, a exemplo do feijão, soja e ervilha. Estes alimentos possuem a vantagem de oferecer calorias sem prejudicar a saúde, além de proteínas específicas como a isoflavona, que combate várias doenças. Para aproveitar os benefícios, recomenda-se uma porção diária dos alimentos deste grupo, com 55 calorias.
Grupo 7: No último degrau da pirâmide estão os óleos e gorduras, considerados alimentos energéticos, ricos em calorias e colesterol. Eles são importantes porque transportam as vitaminas A, D, E, K. No entanto, devem ser consumidos em pequenas quantidades: entre uma e duas porções por dia, com 73 calorias.
Grupo 8: São alimentos energéticos que fornecem muitas calorias, porém poucos nutrientes, por isso devem ser consumidos moderadamente. O indicado pela pirâmide é não ultrapassar duas porções de açúcares e doces, com 110 calorias cada.
Independente da meta que se deseja alcançar, a quantidade mínima de cada um dos grupos da pirâmide alimentar deve ser ingerida. No caso das dietas com grande restrição calórica, é possível excluir os grupos de gorduras ou açúcares da alimentação. Mas nada de restringir alimentos por conta própria, só faça isso com a orientação de um nutricionista e depois de saber qual a sua necessidade calórica.
Fonte: Dicas de Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife