Compartilhe

terça-feira, 28 de julho de 2015

Compulsão alimentar pode ser mais comum do que se imagina


A compulsão alimentar é um transtorno mais comum do que se imagina, em que a pessoa consome regularmente uma grande quantidade de comida de uma vez só até se sentir desconfortável de tanto comer, mesmo sem fome alguma. A conseqüência é o peso na consciência, pois diferente dos bulímicos, não tentam vomitar depois. A compulsão alimentar pode acontecer em qualquer tipo de pessoa e é provável que esse indivíduo tenha excesso de peso com o decorrer do tempo. Uma pesquisa feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) entre 2008 e 2009, revelou que 90% dos brasileiros fazem uma dieta inadequada com pouca ingestão de frutas, legumes e verduras, e, uma dieta considerada errada pode levar à compulsão alimentar.
Um dos fatores que pode causar essa compulsão é manter por muito tempo dietas muito restritivas. “Isso acontece porque uma dieta que diminua alguns nutrientes, principalmente o carboidrato, tira o equilibro do organismo. Isso faz com que o corpo utilize mecanismos compensatórios quando ver alguma oportunidade de extravasar, desencadeando a compulsão”, explica a nutróloga Liliane Oppermann.
Uma das recomendações da especialista é procurar estipular horários para as refeições, evitando que o organismo fique muito tempo em jejum. “O corpo em jejum nos faz perder as reservas energéticas e ele aciona a bioquímica do corpo para recuperar rapidamente esta reserva. O corpo entende esta rapidez como compulsão”, completa a nutróloga. Comendo com horários estipulados, a alimentação vira uma regra e não gula ou fome, e, além disso, comer de 3h em 3h mantém o metabolismo acelerado, contribuindo para a perda de peso.
Não existe cura para esse transtorno, mas sim um tratamento, que depende do acompanhamento de um médico especialista que indique a dieta ideal, e, também um psicólogo pode ser bom para auxiliar.
“Para evitar possíveis recaídas, a pessoa precisa entender que temos que comer em pouca quantidade várias vezes ao dia, beber bastante liquido, e, compor cada refeição de um carboidrato, uma proteína e um alimento regulador (verdura ou fruta), pois comendo todos os grupos, dificilmente terá vontade de extravasar com coisas mais apetitosas”, conclui a médica.
Fique atento aos sinais
– A pessoa come sem estar com fome e continua comendo mesmo quando sente o estômago cheio.
– Comer escondido ou esconder comida para comer depois
– Comer rápido demais
– Apego com embalagens de alimentos, mesmo estando vazias
– Estresse, ansiedade, tristeza, culpa e preocupação que levam a pessoa a pensar em comida o dia todo
– Insatisfação com seu peso e aparência
Dicas para evitar a compulsão alimentar
– Comer salada antes das principais refeições: esse costume agrega volume ao corpo do estômago, estimulando neuropeptídios da saciedade.
– Comer alimentos que são fonte em triptofano: essa subestância faz parte do neurotransmissor serotonina, que nos faz sentir tranquilidade, controle de ansiedade e saciedade.Iogurte, aveia, grãos, banana, ovos e queijos são fontes de triptofano.
– Beber bastante água: um corpo desidratado gera fraqueza e fadiga, sensações que induzem compulsão
Sobre Dra. Liliane Oppermann
A Doutora Liliane Oppermann, CRM 123314, é Médica Nutróloga, com título de Especialista pela ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia) e Ex-Diretora da Associação Médica Brasileira de Ortomolecular (AMBO). É capacitada em Nutrologia Esportiva, Diabetes, Obesidade Infanto Juvenil e em acompanhamento pré e pós Cirurgia Bariátrica. Pós-Graduada em Gastronomia Funcional, Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, Palestrante com diversos temas na área da saúde física, emocional e alimentação saudável, seja para público leigo ou profissionais da área. Desde 2002 se dedica ao Estudo da Obesidade. Elaborando o Método de Emagrecimento Dieta DC em 2008 e junto com a Prática Ortomolecular vem acompanhando seus pacientes.
Fonte: Segs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife