Compartilhe

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Saiba que alimentos as bactérias preferem


Rio –  Ao fazer compras, é preciso atenção à higiene e à conservação dos produtos, principalmente frutas, verduras, carnes, ovos, enlatados e queijos. Estes alimentos são os que mais têm chances de conter micro-organismos que causam danos à saúde, como diarreia, febre ou infecções.
Segundo a nutricionista Carla Cotta, em muitos casos não há sinais visíveis da contaminação nos produtos. Ela explica que frutas e verduras frescas atraem mais fungos, por serem ricas em água. Além disso, podem ser infectadas por vermes, caso sejam plantadas em adubo contaminado por fezes ou esgoto.
O hambúrguer também merece atenção, quando mal passado. A carne crua fica vulnerável a bactérias, que são atraídas pelas proteínas do alimento. “Os riscos de contrair bactérias aumentam quando o alimento é moído. É preciso tomar cuidado com a higiene do equipamento que mói a carne”.
Já o queijo tem maior propensão de contrair micro-organismos na fase da maturação. A nutricionista afirma que as bactérias, atraídas pela proteína do leite, podem se multiplicar. “O ideal é comprar alimentos bem embalados e armazenados em temperatura bem fria. Mas isso nem sempre ocorre em mercados, até porque as pessoas largam os produtos em locais diversos”, diz.
Os alimentos enlatados também podem se tornar vilões na alimentação. A especialista ressalta que alguns micro-organismos sobrevivem e se desenvolvem dentro da lata. Infectada, a comida pode causar problemas respiratórios, debilidade motora e até a morte. No caso dos ovos, os consumidores podem se infectar pela Salmonella, bactéria presente no organismo da galinha. “O problema é quando há muita quantidade de Salmonella. Além de cozinhar bem os ovos, o ideal é higienizá-los antes”, explica Carla.
ATENÇÃO
FRUTAS E VERDURAS
A contaminação é por fungos e parasitas. Pode causar dor abdominal e náuseas.
Lavar os alimentos em água corrente e colocá-los de molho na água sanitária de 10 a 15 minutos, para retirar todas as impurezas. Depois, enxaguar bem.
QUEIJOS
Atrai bactérias em determinadas condições. O consumidor pode ter febre, diarreia, náuseas e até meningite, em alguns casos.
Comprar queijos bem embalados, observando a data de validade. Não podem ser consumidos com cheiro, cor ou textura diferentes do comum.
ENLATADOS
Bactérias causam problemas graves, como paralisia na fala, problemas respiratórios, debilidade motora e até mesmo a morte.
Não comprar enlatados estufados, perfurados e amassados. Tomar cuidado com conservas caseiras e produtos expostos a altas temperaturas.
OVOS
A bactéria Salmonella pode causar diarreia, dor abdominal e febre
Cozinhar bem os ovos com a casca intacta. Não lavá-los, pois a casca suga a água para o interior e a bactéria pode penetrar.
Fonte: O dia – Ig

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife