Compartilhe

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

O colágeno no combate às doenças degenerativas


As doenças degenerativas das articulações chegam a acometer 40% da população adulta acima dos 60 anos. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, sua importância pode ser demonstrada com dados fornecidos pela Previdência Social, sendo responsável por 7,5% dos casos de afastamento do trabalho, a segunda causa de auxílio-doença e a quarta a determinar o motivo de aposentadoria.
Mobilidade é um fator essencial ao ser humano, por isso proteger as articulações desde cedo é importante, para atingir a maturidade com vitalidade e disposição. Afinal, ao longo do tempo, a deficiência articular pode gerar impedimentos para andar, sentar, escrever e até para mastigar.
Conhecida também por osteoartrose, artrose ou doença articular degenerativa, a osteoartrite é hoje a doença articular mais frequente. Caracteriza-se pelo desgaste da cartilagem articular e pode atingir qualquer articulação do corpo, com destaque para os joelhos, os quadris, a coluna e as mãos, o que representa cerca de 30 a 40% das consultas em ambulatórios de ortopedia e reumatologia. “Notamos um aumento no número de pacientes com problemas articulares, principalmente na coluna, nas mãos, nos joelhos e no quadril, o que pode levar à incapacitação do indivíduo. Problemas nas articulações irão limitar os movimentos e gerar dor, o que prejudica as atividades físicas e sociais, e, principalmente, diminui a qualidade de vida. É essencial, portanto, manter a cartilagem saudável”, explica Gustavo Constantino de Campos, doutor em ortopedia pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Com o passar dos anos, o corpo tende a sofrer com a diminuição da presença do colágeno, substância conhecida por unir e fortalecer tecidos, que atua como uma malha de sustentação, retendo substâncias dentro da cartilagem e conferindo resistência e elasticidade a este nobre tecido. O colágeno representa cerca de 60% do peso seco da cartilagem, daí sua importância para as articulações. Sua diminuição ocorre muito devido a má alimentação, muitas vezes carente de vitaminas e proteínas. “Quem busca ter mais qualidade de vida deve começar a pensar em formas de prevenção de doenças articulares quando atinge a maturidade”, acrescenta.
O colágeno é uma proteína fundamental para o funcionamento adequado da cartilagem articular, tecido que reveste a extremidade de dois ossos justapostos, o que permite a execução dos movimentos do corpo. A degeneração das cartilagens articulares faz com que os ossos se choquem e impossibilita que a pessoa se movimente direito.
A prevenção é sempre o melhor caminho e, no caso dos males que atacam as articulações, o quanto antes se agir, melhor. Por isso uma dieta saudável e equilibrada, composta por vegetais verde-escuros, legumes e alimentos à base de proteína, preferencialmente animal, também é uma das medidas que ajudam a manter a cartilagem saudável, além da prática de atividades físicas
Fonte: Diário da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife