Compartilhe

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Hábitos certos podem impedir deterioração óssea e muscular


Ser fisicamente ativo pode melhorar significativamente a saúde músculo-esquelética e a saúde em geral, além de minimizar ou retardar os efeitos do envelhecimento. É o que defende uma revisão das mais recentes pesquisas sobre os atletas seniores (com idades entre 65 anos ou mais), publicada no jornal da Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos (JAAOS).
“Há muito que se presume que o envelhecimento provoca uma deterioração inevitável do corpo e de sua capacidade de funcionar, bem como o aumento nas taxas de lesões relacionadas – tais como entorses, distensões e fraturas – além de propiciar o aparecimento de doenças, tais como obesidade, diabetes, osteoartrite e osteoporose. Entretanto, pesquisas recentes com atletas seniores sugerem que o exercício físico habitual e a nutrição adequada ajudam a minimizar o declínio da saúde articular e óssea, bem como a manter a saúde física geral”, afirma  o ortopedista Caio Gonçalves de Souza (CRM-SP 87.701), médico do Hospital das Clínicas de São Paulo.
“Uma quantidade crescente de evidências demonstra que podemos modular o declínio relacionado à idade do sistema músculo-esquelético. Uma boa parte da deterioração que presenciamos com o envelhecimento pode ser atribuída a um estilo de vida mais sedentário ao invés do envelhecimento em si”, defendem os autores do estudo.
Os efeitos positivos da atividade física sobre a manutenção da densidade óssea, da massa muscular, da função dos ligamentos e dos tendões e do volume das cartilagens são a chave para a forma física ideal e para a saúde. A literatura recomenda um regime de atividade física combinado para todos os adultos, englobando treinos de força, resistência, flexibilidade e equilíbrio.
Veja a seguir as conclusões do estudo sobre cada uma dessas modalidades esportivas:
  • O treinamento de força: o treinamento de força prolongado e intenso pode aumentar a força e a massa muscular, possibilitando também que a massa óssea formada seja mais consistente do que aquela fruto apenas dos exercícios aeróbicos. Regimes intensos de exercícios de força também diminuem a massa gorda. O treinamento de força dos membros inferiores e superiores reforça a densidade óssea e reduz o risco de entorses e de fraturas;
  • O treinamento de resistência: o moderado treinamento aeróbico promove a saúde do coração, aumenta o consumo de oxigênio e tem sido associado a outros benefícios músculo-esqueléticos, incluindo menor acúmulo de massa gorda, manutenção da força muscular e do volume da cartilagem. Uma média de 150 a 300 minutos por semana de treinamento aeróbico, em sessões de 15 a 30 minutos, para os atletas seniores é recomendado. Regimes aeróbicos menos vigorosos ou de curta duração podem proporcionar benefícios limitados;
  • Treinamento de flexibilidade e equilíbrio: exercícios de flexibilidade são altamente recomendados para adultos mais velhos ativos para manter a amplitude de movimento, otimizar o desempenho e limitar a lesão. Dois dias por semana ou mais de alongamentos são recomendados para atletas de alto nível. Posturas progressivamente difíceis (dependendo da tolerância e da capacidade) são recomendadas para melhorar e manter o equilíbrio.
O estudo também recomenda a adoção de uma dieta dequada para idosos ativos, no sentido de otimizar o desempenho. Para os atletas de alto nível, recomenda-se uma ingestão diária de proteína de 1,0 a 1,5 g / kg, bem como o consumo a de carboidratos de 6 a 8 g / kg (mais de 8 g / kg nos dias que antecedem um evento de resistência). A dieta deve ser individualizada para os idosos de acordo com seu nível de condicionamento ou de invalidez. Deve ser instituída de forma gradual e segura, especialmente para idosos mal condicionados.
“Segundo o estudo, para melhorar os níveis de aptidão e minimizar o declínio da saúde óssea e articular, quando seguramente admissíveis, os pacientes devem ser encorajados a exceder continuamente as recomendações mínimas de exercícios”, informa Caio G. Souza, que também é professor de Ortopedia da Faculdade de Medicina na Uninove.
Fonte: Redação O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife