Compartilhe

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Qual o melhor horário para praticar exercício físico?


Em geral não existe o melhor horário para a prática de exercícios físicos. Entretanto o organismo pode se comportar de forma diferente de acordo com o momento do dia.
Exercícios pela manhã
Realizar exercícios físicos pela manhã, normalmente requer bastante disciplina, pois é comum praticar as atividades antes do trabalho ou aula. Ao acordar, o organismo encontra-se normalmente em hiploglicemia (baixo nível de glicose no sangue), em virtude da recuperação que ocorre durante o sono e o longo período em relação à última refeição.
Alguns estudos relatam sobre a importância da alimentação antes do exercício no período da manhã, para que as atividades não ocorram em jejum.
Você já deve ter ouvido a respeito de exercícios em jejum para queima de gordura, é um assunto bastante controverso. Os estudos descrevem que realizar exercícios em jejum aumenta a utilização de gordura como fonte de energia, entretanto faz redução de massa muscular magra. Alguns autores, como o excelente estudo realizado pela Universidade Católica de Leuven, na Bélgica, no qual descreve que além de potencializar a oxidação de gordura, o exercício em jejum promove adaptação metabólica que melhora a performance em exercícios de longa duração.
Não recomendo o uso de treinamento em jejum sem a presença de um profissional de educação física e uma consulta prévia ao nutricionista, na dúvida é melhor utilizar métodos conservadores.
Exercício no período da tarde
Alguns estudos descrevem que o período da tarde é o ideal para a realização de exercícios anaeróbios como musculação, entretanto alguns artigos publicados sobre o assunto relatam que a prática de exercício aeróbios nesse período do dia, contribui para otimizar o ritmo cardíaco e colabora para um sono mais tranquilo.
Exercício durante a noite
Praticar exercícios durante a noite, em geral é o mais comum nos dias atuais, em função das atividades profissionais durante o dia. No geral não existem restrições em praticar atividades nesse horário, entretanto as respostas acabam sendo diferentes em indivíduos pós-exercício. Enquanto alguns conseguem um sono mais tranqüilo, outros já ficam agitados e acabam desencadeando quadro de insônia, justamente pelo aumento dos hormônios de stress, o que ocorre em condições de exercício.
Seja qual for o horário que você caro leitor, optar pela prática de exercícios físicos, o importante é realizar um programa de treinamento que lhe proporcione prazer e bem estar, dessa forma melhorar sua qualidade de vida.
Por Marcelo Algauer de Almeida
Fonte: Paraná Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife