Compartilhe

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Você sabe o que é metabolismo? Entenda como funciona seu corpo


Quando o assunto é emagrecimento, muito se ouve falar em metabolismo. Em boa parte das vezes, ele é apontado como culpado pela dificuldade de eliminar os quilos extras. Mas será que você sabe o que é o metabolismo e como ele funciona?
E aquele papo de que “meu metabolismo não trabalha da forma que deveria” ou “eu engordo porque meu metabolismo é lento”, faz sentido ou é só uma desculpa de quem vive lutando contra os ponteiros da balança? Tire agora todas as suas dúvidas sobre o assunto.
O que é metabolismo?
Por definição, o metabolismo é o conjunto de reações químicas e hormonais que acontecem no nosso corpo para gerar energia e mantê-lo funcionando. Ou seja, é a quantidade de calorias que o seu corpo queima para se manter ativo.
O organismo gasta calorias até quando está em repouso, porém trabalhando para manter suas funções vitais, como respiração e funcionamento cardiovascular, por exemplo.
Devido à influência destes fatores, cada pessoa possui um gasto diferente e precisa de energia de forma diferente para emagrecer, ganhar peso ou simplesmente a manter o peso atual.
Metabolismo x Dificuldade para emagrecer
A velocidade com que o corpo queima calorias (chamada de taxa metabólica) determina o ritmo em que o corpo vai trabalhar e a tendência a ganhar ou perder peso. A taxa metabólica é definida, em grande parte, por características genéticas.
Um metabolismo lento leva ao acúmulo de gorduras. É por isso que algumas pessoas têm dificuldade em emagrecer e de se manterem magras. Outras são privilegiadas e têm um metabolismo acelerado. É importante ressaltar que, em qualquer caso, é possível aumentar a taxa metabólica, eliminando mais calorias para manter a boa forma.
Como acelerar o metabolismo?
Para saber quantas calorias são necessárias em um dia, é preciso considerar peso, idade, sexo e nível de atividade física. Os homens, por exemplo, possuem mais massa muscular e menor quantidade de gordura se comparados às mulheres, por isso têm o metabolismo mais rápido.
A prática de atividade física também aumenta o metabolismo, enquanto o avanço da idade diminui. A massa muscular presente no corpo também influencia o gasto energético, já que é um tecido metabolicamente ativo e quanto mais presente no corpo, mais calorias gasta.
Embora seja determinado geneticamente, é possível acelerar o metabolismo com algumas atitudes que ajudam a perder alguns quilinhos e ainda dão maior disposição.
A primeira delas é não ficar muitas horas sem comer ou fazer só duas ou três refeições exageradas ao dia. Isso deixa o metabolismo ainda mais lento e o corpo acaba estocando gordura. O ideal é comer de pouquinho em pouquinho, fazendo pequenas refeições a cada três horas e sempre nos mesmos horários.
Outra forma de acelerar o metabolismo e a perda de peso é comer mais proteínas e menos carboidratos. Os peixes, a carne bovina, frango, ovos, leite e derivados são ótimas fontes de proteína e podem ser incluídos na dieta.
Invista também nos alimentos ricos em fibras, pois eles exigem maioor esfrço do organismo desde a mastigação e em todo o processo de digestão. Dessa forma, o gasto energético é muito maior, auxiliando no emagrecimento.
Para evitar a desidratação e estimular o metabolismo, beba muita água. O ideal é ingerir de oito a dez copos diariamente. Dormir bem também é fundamental para manter todo o organismo funcionando em um ritmo adequado. Por isso, procure dormir oito horas por dia e para garantir um sono tranquilo, uma boa dica é tomar um banho morno relaxante antes de ir para a cama.
Fonte: Dicas de Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife