Compartilhe

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Dor muscular do dia seguinte: saiba as causas e consequências


Ao contrário da dor muscular aguda e imediata durante um exercício físico extenuante — com aquela sensação de queimação dos músculos que todos nós já experimentamos — a dor muscular de início tardio, ou delayed onset muscular soreness (da sigla DOMS, em inglês), é consequência do processo inflamatório em curso durante exercícios físicos intensos e não pelo acúmulo de lactato (ou ácido lático) que representa a causa da dor muscular imediata.
Também conhecida pelos sinônimos “dor muscular do dia seguinte” ou “dor por micro-traumas”, a DOMS apresenta um mecanismo fisiológico distinto da dor muscular aguda. Em situações de exercícios extenuantes, ocorre o acúmulo de ácido lático/lactato que proporciona um ambiente ácido no músculo pela produção de íons hidrogênio e provoca o que é chamado de acidose metabólica e, consequentemente, a dor.

O que acontece

O lactato é metabolizado (decomposto) no fígado por um complexo conjunto de reações químicas, chamado de ciclo de Cori, ao mesmo tempo em que o bicarbonato de sódio produzido é decomposto e removido pela respiração.
Em relação ao mecanismo responsável pelo desenvolvimento da dor muscular de início tardio, o exercício intenso não provoca apenas o acúmulo de ácido lático, mas também os micro-traumas na musculatura envolvida. Estes são os responsáveis pelo desenvolvimento do processo inflamatório e produção de algumas substâncias, como as prostaglandinas que causam as dores.

Sintomas

O quadro clínico da DOMS é de natureza transitória e caracterizado por dor, edema (inchaço), perda parcial do movimento articular, diminuição da flexibilidade e perda parcial da força muscular do membro afetado. Internamente, podem ocorrer aumentos dos níveis séricos (sangue) de enzimas como a creatina quinase (CK), desidrogenase lática (LDH), mioglobina e fragmentos da cadeia pesada de miosina.

A medida da CK nos dias seguintes ao exercício orienta a recuperação do atleta, mas seu perfil é individual: varia de pessoa para pessoa e não deve ser utilizada com comparações a valores absolutos.

Como tratar

São descritos fatores que atenuam o quadro inflamatório pós-exercício a ingestão de carboidratos e proteínas, uso de roupas compressivas como bermudas e meias, e o uso de gelo (crioterapia), indicado pelos estudos como o procedimento mais eficaz no controle da DOMS.

A imersão em gelo deve ser imediata após o exercício, desta forma diminuindo o tempo de recuperação do atleta através da diminuição da temperatura tecidual e da diminuição do metabolismo muscular, provocando um efeito analgésico e atenuando a resposta inflamatória causadora da dor.

Fonte: Webrun


Dicas e mais textos e artigos:
---------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife