Compartilhe

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Saiba como aperfeiçoar a absorção de nutrientes pelo organismo


A tempos que jardineiros e fazendeiros conhecem a vantagem de cultivar vegetação diferentes no mesmo local. Plantas diferentes, como manjericão e tomate, brócolis ou qualquer outra, crescem muito melhor juntas do que separadas. Agora a ciência descreve que o mesmo acontece com a comida e seu efeito sobre o organismo.

Segundo estudos recentes na ciência nutricional e da saúde, alguns alimentos não tem efeito isolado, eles passam a agir apenas em conjunto. Ingerir dois ingredientes ou até três ou mais juntos surtem efeitos diferentes de consumi-los em separado. Isso porque, em seu corpo, eles interagem. No pior dos casos, fazem você passar mal. No melhor, facilitam a absorção de seus nutrientes.

Segundo Dr Fábio Cardoso especialista em medicina preventiva e longevidade, isso se chama sinergia alimentar, e o benefício é grande, capaz talvez de prevenir doenças crônicas importantes como o câncer, cardiopatias e acidente vascular cerebral. Quando determinados alimentos são ingeridos juntos, seus compostos são absorvidos ao mesmo tempo e circulam simultaneamente no nível celular.

Combinar ingredientes faz com que as substâncias que interajam entre si, às vezes para o bem, outras nem tanto assim. Já sabemos que nem todos os nutrientes presentes no alimento são absorvidos na quantidade que são consumidos, eles passam por interações durante a digestão de maneira positiva ou negativa na sua absorção.

A quantidade de determinado nutriente que está disponível para ser absorvido pelo corpo, na forma que ele é melhor aproveitado, é chamada de bio disponível. Ou seja, nada mais é do que a capacidade de sua substância entrar na célula e cumprir sua função adequadamente.

Nossa relação com a gordura deu uma cambalhota agora, gorduras e óleos bons têm seu lugar à mesa. Como nos conta Dr Fábio, precisamos da gordura para reter os nutrientes dos alimentos frescos, e os pesquisadores descobriram que ela é essencial para a absorção do licopeno e dos carotenos alfa e beta.

O feijão, por sua vez, é um alimento rico em proteína vegetal, também sendo fonte de ferro, vitaminas do complexo B e demais minerais fundamentais para o bom funcionamento do organismo. A combinação desses dois alimentos é perfeita, pois se completam. Além de fornecerem diversos nutrientes, os aminoácidos que faltam em um alimento podem ser encontrados no outro.
Por exemplo: o arroz é pobre no aminoácido lisina, que por sua vez é encontrado em abundância no feijão, já o aminoácido metionina é pobre no feijão, mas existe abundância no arroz, por este motivo que eles se completam, tornando-se um par perfeito. A proporção ideal é de 3 porções de arroz para 1 porção de feijão.

E nosso organismo só tem a ganhar com isso. O processo funciona assim: Rico em gorduras monoinsaturadas (aquela que faz bem ao coração), o abacate transporta com grande maestria, o licopeno do tomate até o intestino, o que facilita a biodisponibilidade (aproveitamento) desse nutriente. E é bom recordar que o licopeno tem o poder de reduzir os radicais livres produzidos pela exposição do sol e da poluição, o que previne o envelhecimento precoce, principalmente da pele.

Visto que, permite que uma maior quantidade de vitamina K, essencial para a coagulação do sangue, seja incorporada ao organismo com facilidade e segurança. Então, outras combinações positivas surgem como Brócolis + Azeite extra-virgem de oliva ou Folhas de Rúcula + castanha de caju ou Nabo ralado + Semente de abóbora.

Há outra vantagem no casamento da castanha do Pará com brócolis: a verdura ajuda o fígado a se livrar de substâncias estranhas ou nocivas, como mercúrio, chumbo, alumínio e hormônios sintéticos. E o selênio da oleaginosa potencializa essa ação. Desintoxicado, o fígado funciona melhor.

Outra união bem interessante é morango com aveia. Esta junção ajuda na biodisponibilidade da vitamina D, mineral com dificuldades de plena absorção pelo organismo, além de que, a dieta 100% vegetariana é pobre em calciferol (vitamina D).

Uma boa quantidade de vitamina D (2.000 UI por dia) reforça os ossos e as defesas do organismo, prevenindo de osteopenia e osteoporose. E segundo estudos de universidades asiáticas, a vitamina D também deixa os músculos mais resistentes. Resultado: se consegue queimar calorias extras e emagrecer mais facilmente.

Por isso, a importância de se levar a sério a recomendação de se expor de 20 minutos ao sol (no começo da manhã e no final da tarde com os braços, mãos e pernas descobertas, uma camiseta e bermuda são ideais), a principal fonte de vitamina D. Só os cereais integrais (aveia, centeio, tricale, cevada, linhaça, trigo e milho integral, arroz integral e selvagem) carregam este nutriente, e infelizmente, o aporte é bem pequeno.

O segredo é colocá-los no prato com mais freqüência, além de combiná-los com alimentos ricos em vitamina C (morango- prefira os orgânicos, kiwi, laranja, caju, goiaba, tangerina, acerola, salsinha, rúcula, etc.). A parceria é benéfica, pois a vitamina C desses alimentos, ajuda a baixar o pH do trato digestivo, deixando-o mais ácido e favorável à absorção da vitamina D.

Um suco feito com o caldo da tangerina batido no liquidificador com a cenoura, além de saboroso é um coquetel poderoso de vitaminas A e C. A vitamina A ajuda a manter o sistema imune equilibrado. Sua deficiência provoca diminuição de glóbulos brancos, deixando o corpo mais suscetível a infecções. Também ajuda no viço da pele e saúde dos olhos.

A vitamina C promove a cicatrização e fortalece a imunidade. Juntas, agem como antioxidantes no combate aos radicais livres e evitam o aparecimento de um ambiente propício às mutações celulares responsáveis pelo câncer. E para completar, a dupla forte é garantia de bronzeado bonito e duradouro.

Os temperos também podem agir sinergicamente. Associar salsinha com azeite extra-virgem de oliva combina muito na mesma refeição com alimentos ricos em vitamina C (limão, laranja, folhas verdes, como agrião, rúcula, escarola, etc.) e vitamina E (óleo de girassol, de milho – este preferencialmente orgânico-, germe de trigo, grãos integrais em geral, como nozes, etc.) aumentam os benefícios do sistema imunológico.

A vitamina C auxilia na proteção do organismo contra infecções, vírus e se juntar o poder antioxidante da vitamina E, elas se tornam poderosas no bloqueio da ação danosa dos radicais livres. Estudos indicam que a vitamina E em conjunto com a vitamina C, tem efeito anticancerígeno, especialmente contra o câncer de pele e de mama.

E especialmente, as vitaminas lipossolúveis das ervas e das folhagens são melhores aproveitadas com a presença do azeite de oliva. E ainda, os benefícios das ervas como salsinha, cebolinha, hortelã, manjericão, etc., são liberadas facilmente no azeite.

Abóbora e semente de girassol também é uma boa dupla. A pró-vitamina A (betacaroteno) da abóbora é mais bem absorvida, pois a vitamina E, repleta na semente, tem efeito antioxidante sobre os lipídios (gorduras) que a transportam. O resultado: olhos, pele e mucosas mais protegidos e sistema imunológico em alta.

E combinar estes nutrientes é bem fácil, basta uma salada de abóbora cozida com cebolinha crua e sementes de girassol, e azeite extra-virgem de oliva (outra fonte de vitamina E) para temperar. Também funciona como suco, basta bater a abóbora crua com água de coco e sementes de girassol.

Tríplice união muito favorável para reduzir a fome e o colesterol. O abacate repleto de gordura monoinsaturada oferece saciedade e gordura do bem, as fibras solúveis da aveia ajudam no controle glicêmico (alterações do açúcar no sangue) e colesterol, e a vitamina C da laranja (ou também, limão, tangerina, caju, etc.), reforça a defesa e auxilia no bom aproveitamento dos outros alimentos da combinação.

E a união de fibras da aveia e da laranja (principalmente se for ingerida com o bagaço), e mais da gordura do abacate faz os intestinos trabalharem de forma adequada, prevenindo a prisão de ventre, muito comum nas mulheres e pessoas mais obesas.

Outro hábito interessante é o consumo de sementes e brotos germinados. Com o processo da germinação, as sementes e brotos tornam-se neutras. Percebam a magia: combinam com todos os alimentos.

Dê preferência à combinação das sementes oleaginosas com as frutas, pois, com sua elevada riqueza em enzimas, facilitam, com saldo positivo, todo o processo de digestão e excreção.
E as combinações ruins? Aqui vai algumas dicas também do que não se deve fazer:


  • Evite ingerir mais de dois alimentos amiláceos na mesma refeição, pois cada um tem um tempo digestivo. Isto provoca fermentação (gases e arrotos) e acidifica o estômago. Exemplo: macarrão + batata + pão.;
  • Evite ingerir alimentos ácidos e amidos na mesma refeição. A digestão dos amidos começa na boca pela ação da ptialina, que os transforma em maltose (tipo de açúcar). A ptialina só atua em meio alcalino. A presença de ácidos danificam esta enzima favorecendo sua fermentação. Exemplo: macarrão com molho de tomate;
  • Evite ingerir amidos e açúcares na mesma refeição. A digestão dos amidos começa na boca e prossegue, em condições apropriadas, no estômago. Os açúcares não são digeridos nem na boca nem no estômago, a sua digestão se dá no intestino delgado. Quando consumimos isoladamente, passam rapidamente do estômago ao intestino;

Quando consumidos juntos, ficam retidos no estômago aguardando a digestão destes. Como os açúcares têm a tendência à fermentação rápida, nas condições de calor e umidade existentes no estômago, a combinação amido e açúcares produz fermentação ácida. Exemplos: arroz doce, bolos e pães doces.


  • Evite ingerir duas proteínas concentradas na mesma refeição. Para uma digestão eficiente, cada proteína exige sucos gástricos de composições diferentes, além de tempos distintos. Exemplo: enquanto o suco gástrico necessário à digestão da carne tem seu pH máximo no início da digestão, o suco gástrico necessário à digestão do leite terá seu pH máximo no final. Exemplos: carne com leite, carne com ovos ou leite com nozes;
  • Evite ingerir proteínas e ácidos na mesma refeição. O início da digestão das proteínas se dá no estômago em presença da enzima pepsina que atua em meio ácido. A ingestão de ácidos em excesso irá inibir a ação desta enzima;
  • Evite ingerir proteínas com gorduras. A presença das gorduras nos alimentos diminui a atividade da secreção gástrica, além de baixar a quantidade de ácido clorídrico e pepsina no suco gástrico, atrasando a digestão das proteínas;
  • Evite ingerir leite com frutas ácidas. Quando o leite entra no estômago, ele coalha, envolvendo as partículas dos outros alimentos, isolando-os do suco gástrico;
  • Evite ingerir sobremesas (doces e sorvetes). Elas já constituem um excesso sobre a alimentação, sobrecarregando a capacidade digestiva. Além disso, geralmente são açucaradas, o que leva aos transtornos anteriormente mencionados;
  • Evite ingerir frutas oleaginosas com frutas doces na mesma refeição porque a gordura ao se misturar com o açúcar produz fermentação alcoólica;
  • Evite ingerir frutas ácidas com amido, pois os ácidos, impedem a natural digestão dos amidos, causando fermentação ácida.


Fonte: O Bonde


Voce sabia que a Herbalife tem uma linha de nutrição complementar que auxilia na suplementação de vitaminas, minerais, fibras etc?

"Fiber Concentrate", um produto prático e muito saboroso que auxilia no consumo diário de fibras, responsáveis pelo bom ritmo intestinal, ao mesmo tempo que hidrata e refresca. Saiba mais: FIBER CONCENTRATE

"Xtra-Cal", Suplemento de Cálcio, Magnésio e Vitamina D que atende a 40% da ingestão diária recomendada de cálcio, 57% da ingestão diária recomendada de magnésio e 50% da ingestão diária recomendada de vitamina D. Saiba mais: XTRA-CAL

"Herbalifeline", exclusiva combinação de óleos marinhos altamente refinados, fonte de Ômega 3, especialmente EPA e DHA, contém 54% da ingestão diária recomendada de Vitamina E. Saiba mais: HERBALIFELINE

"Multivitaminas e Minerais", suplemento que contém minerais (carbonato de cálcio, óxido de magnésio, fumarato ferroso, sulfato de zinco, sulfato de manganês, L-selenometionina, molibdato de sódio, iodeto de potássio, cloreto de cromo e óxido de cobre), vitaminas (vitamina C, vitamina A, vitamina E, niacina, ácido pantotênico, biotina, vitamina B6, vitamina D, ácido fólico, tiamina, riboflavina e vitamina B12), dextrina, dextrose, estabilizantes: celulose microcristalina, hidroxipropilcelulose, croscaramelose sódica e carboximetilcelulose sódica e emulsificante lecitina de soja. NÃO CONTÉM GLÚTEN. Saiba mais: MULTIVITAMINAS E MINERAIS

"Fiberbond", suplemento de fibras formulado com exclusiva combinação de fibras de aveia e beterraba, contém fibras solúveis e insolúveis importantes para o bom funcionamento do intestino. Saiba mais: FIBERBOND

"Fiber & Herb", suplemento de fibras formulado com exclusiva combinação da fibra de aveia e de diversos vegetais.Saiba mais: FIBER HERB

"Protein Powder", pó de proteína sem sabor para ser adicionado ao Shake Herbalife e outros alimentos e bebidas. Contém aminoácidos em proporções ideais para ajudar a suprir as necessidades de proteínas do organismo. Livre de gorduras, açúcar e carboidratos, é uma excelente opção para suplementar as necessidades de proteína do organismo. Saiba mais: PROTEIN POWDER



Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife