Compartilhe

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Saiba quais são os erros mais comuns na academia e aprenda a evitá-los



A rotina na academia exige dedicação para conquistar os resultados desejados. Alguns maus hábitos podem ser prejudiciais para o desenvolvimento das atividades e, consequentemente, para o retorno dos resultados esperados. Entenda quais são os principais erros na academia e saiba porque evitá-los.
A alimentação pré e pós exercício é extremamente importante para garantir que o corpo não sofra com uma hipoglicemia que tenha energia suficiente (de carboidratos e gorduras) para sustentar o treino. “Quem se alimenta mal pode sentir tontura, náusea e pode acabar desmaiando, o que pode levar a um dano muito maior que é a queda durante a atividade ocasionando fraturas”, explica Jonas Lelinski, personal trainer e instrutor da Academia Gustavo Borges. De acordo com ele, o ideal é procurar um nutricionista para fazer acompanhamento com uma dieta balanceada capaz de suprir a necessidade de organismo para o objetivo, seja emagrecer ou ganhar músculos.
Pular o aquecimento
O aquecimento muscular e das articulações prepara o corpo para uma carga de atividades mais intensa e, se não realizado, pode gerar lesões. “O aquecimento nas articulações ajuda a lubrificar as áreas e o aquecimento muscular faz uma espécie de irrigação em todos os músculos para preparar para o exercício”, revela Jonas. De acordo com ele, alongamentos e equipamentos sem peso podem ser usados para preparar as articulações, enquanto alguns minutos na bicicleta e na esteira aquecem o músculo preparando para receber uma carga mais intensa.
Excesso de peso
O excesso de peso pode ferir os tendões e a sobrecarga gera um desequilíbrio corporal durante a atividade, o que facilita os erros posturais prejudiciais para a atividade e que podem ocasionar outros problemas. “O aumento de peso nos equipamentos e nos exercícios livres deve ser realizado de maneira gradativa e depende muito de cada pessoa. É importante sentir o peso e o esforço durante a atividade, mas nada que faça o corpo ficar muito dolorido”, explica Jonas. O profissional sugere a importância de conversar com o instrutor para indicar quando o peso já não parece suficiente e assim, aumentar a carga de acordo com a preparação física.
Treino desorganizado
A desorganização da sequência de atividades pode se tornar um problema e causar lesões. “Se trabalharmos todos os dias os mesmos músculos não haverá tempo suficiente para se recuperar da atividade”, diz Jonas. O profissional explica que a musculação trabalha com microlesões (inflamações) no músculo e que o tempo de descanso é importante para que a inflamação seja recuperada e o músculo ganhe mais força. “Sem tempo suficiente para descansar a atividade acaba sendo realizada em cima daquelas microinflamações, o que não é bom, já que pode levar à uma inflamação maior gerando necessidade de afastamento da atividade ou até mesmo o tratamento com um fisioterapeuta”, completa.
Intervalo muito longo
O tempo de descanso entre uma série e outra deve ser de cerca de um a dois minutos. “Ficar muito tempo parado não permite que a musculatura aproveite ao máximo o exercício já que ela não será capaz de formar aquelas microlesões necessárias para a fortificação muscular”, explica Jonas.
Movimentos incompletos ou curtos
Para trabalhar com total amplitute os músculos é necessário que os movimentos sejam realizados de maneira completa, estimulando toda aquela área. De acordo com Jonas: “é importante fazer na velocidade indicada e realizar o movimento até o fim para que o resultado seja atingido de maneira eficiente”.
Só usar máquinas
Fazer a atividade com o auxílio de aparelhos é importante, mas as máquinas não devem ser exclusivas na rotina de exercício. “Os treinamentos com pesos livres ou usando o próprio peso do corpo exigem maior concentração e permitem o desenvolvimento de um equilíbrio maior, incentivando a postura correta e o trabalho da respiração”, revela o personal, indicando que as atividades sejam alternadas.
Treino muito longo
Jonas explica que o tempo ideal para a atividade física varia entre 50 e 70 minutos porque, além disso, o corpo não terá mais energia para cumprir o exercício corretamente. “É errado pensar que quanto mais tempo ficar na academia, os resultados serão melhores. Depois deste tempo os carboidratos já foram queimados e o corpo começa a consumir outras fontes de energia para suportar a atividade, como o próprio músculo”, explica ele, alertando que ao invés de ganhar massa está sendo consumida a própria proteína. A frequência ideal é cinco vezes por semana, mas sempre respeitando os limites diários.
Fonte: Cenário MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife