Compartilhe

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Alimentação e treino funcional x dieta e exercícios tradicionais: quem vence essa batalha?


Nunca se ouviu falar tanto em treino funcional e alimentação funcional como hoje em dia. Estamos vivendo uma época de novas tendências para a promoção da saúde e qualidade de vida, e tanto a dieta quanto a prática de atividades físicas têm sido impulsionadas por esses dois. Mas, afinal, o que eles têm de tão especial e diferente?

Segundo a nutricionista e profissional de Educação Física Silvânia Vasconcelos, da Nutricional, a alimentação funcional utiliza alimentos e combinações que possuem na sua composição compostos bioativos (vitaminas, minerais, antioxidantes, ácidos graxos, fibras, lactobacillus, etc.) que beneficiam o organismo de forma natural e/ou previnem doenças crônicas não transmissíveis como câncer, diabetes e obesidade, dentre outras.

“Na alimentação funcional, o principal foco é a qualidade e especificidade do composto bioativo (presente em verduras, legumes, frutas, dentre outros, que favorecem a saúde, contribuem para o bom funcionamento dos órgãos, e até na prevenção e  combate a doenças) presente no alimento. Já na dieta tradicional, principalmente ocidental, existe uma preocupação (relevante, diga-se de passagem!) com o valor calórico dos alimentos e composição em macronutrientes (componentes da alimentação fundamentais para o organismo: proteínas, lipídeos e carboidratos). As condutas tradicionais utilizadas, também destacam a importância da qualidade e especificidade do composto bioativo, porém com um perfil mais coadjuvante”, explica.

E há quem defenda que quando se une a alimentação funcional com a prática de atividades físicas também funcionais, o corpo pode criar adaptações que melhoram a eficiência na realização de práticas cotidianas e prevenção das “demandas estressoras” à saúde.

Dentro desse contexto, ressalta Silvânia, o treinamento funcional é um método que visa eficiência nas habilidades motoras mais utilizadas no dia a dia ou específicas de um esporte, ou ainda ação motora pessoal como, equilíbrio estático e dinâmico, coordenação, marcha, agilidade, propriocepção, resistência e controle corporal, por exemplo.

Se comparado a um treino comum, o funcional dá mais resultado? A nutricionista questiona: O que é um treino comum? Comum para o quê, para quem? Na verdade, o treinamento funcional em academias tem se destacado por utilizar exercícios mais dinâmicos e de curta duração – puxar, empurrar, correr, saltar, pular corda,... – o que caiu como uma luva para a rotina da maior parte das pessoas.

Isso, aliado aos resultados, que de fato existem, pode explicar o ‘boom’ desse tipo de atividade. Mas, essa questão de melhor resultado vai muito do objetivo particular de cada aluno”.

Silvânia não faz parte do time que define a alimentação e treinamento funcionais como mais um modismo. “Não vejo assim porque existe comprovação científica dos benefícios”, argumenta. No entanto, ela chama a atenção para dois detalhes: “Em geral, pessoas com pouca habilidade culinária ou menor poder aquisitivo, podem apresentar dificuldade na manutenção de um plano alimentar funcional. E tem mais... Se verificarmos os preços, tanto dos produtos e alimentos com alegações funcionais, quanto dos serviços, veremos que não combinam muito com o quadro atual da nossa economia”.

Ela ressalta ainda que a discussão se dá em dois campos da área da saúde, onde não existe nada exato: “Hoje eu posso afirmar que certas uvas possuem um composto bioativo com benefícios antioxidantes efetivos. Daqui a 10 anos, porém, podem testar esse composto num público diferenciado, que responderá de maneira contrária. Então, minha recomendação é sempre a mesma para quem deseja cuidar do corpo e da alimentação: procurar um profissional de Educação Física e um nutricionista. Eles vão prescrever a melhor atividade e plano alimentar para cada caso”, conclui.

Alimentação e treino funcional: vantagens e desvantagens 

- As vantagens da Alimentação Funcional:

>> Prevenção de determinadas doenças crônicas não transmissíveis;
>> Maior equilíbrio da microbiota intestinal,melhorando a eficiência absortiva e sistema imunológico;
>> Incentivo à alimentação natural e orgânica;
>> Incentivo à prática culinária e aprendizado de técnica dietética;
>> Redução do consumo de alimentos processados;
>> Incentivo à regionalização alimentar e a agricultura local.

- As desvantagens  da Alimentação Funcional:

>> Alegações de propriedades funcionais dos alimentos, sem o devido embasamento científico e registro junto aos órgãos competentes;
>> Alto custo de alguns produtos não regionais;
>> Aumento de reações de sensibilidade a bioativos não tradicionais na cultura alimentar brasileira;
>> Presença de algumas receitas culinárias de execução elaborada;
>> Maior demanda de tempo para preparo dos alimentos;
>> Muita informação sem credibilidade científica sendo vinculada em mídias gerais.

- As vantagens do Treino Funcional: 

>> Maior variedade de Exercícios e séries, o que promove mais dinamismo e menor monotonia nos treinos;
>> Incentivo à socialização através de utilização de atividades populares;
>> Maior flexibilidade com relação ao local dos treinos (praia, academia,condomínios, etc);
>> Treinamento de diferentes qualidades físicas;
>> Treinos mais rápidos e Intensos;
>> Resultados mais rápidos, quando bem orientados.
>> Maior estímulo à superação e autoestima.

- As desvantagens do Treino Funcional:

>> Pouco estímulo à hipertrofia muscular;
>> Pode favorecer ao aparecimento/agravamento de lesões quando os exercício são mal orientados;
>> Pode necessitar de equipamentos específicos para a sua prática;
>> Muita divulgação não confiável por mídias sociais;
>> Como todo método, exige maior capacitação profissional para o seu desenvolvimento.

Fonte: Folha Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife