Compartilhe

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Fissurados em cirurgias plásticas podem ser portadores do Transtorno Dismórfico Corporal


Cirurgião plástico, especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), alerta para a divisa entre o bom senso e o exagero nos procedimentos

De algumas semanas para cá, muita gente tem alegado não ver mais a personagem Bridget Jones no rosto da atriz Renée Zellweger. Aos 45 anos, a norte-americana se submeteu a procedimentos cirúrgico-estéticos na face que “apagaram” muitos dos traços naturais de sua fisionomia. Tanto rebuliço nas redes sociais por conta da aparência da atriz – que está, para muitos, irreconhecível – torna a suscitar grandes discussões relacionadas às cirurgias plásticas: até que ponto devemos mudar a aparência em prol do bem-estar pessoal?

Algumas pessoas conseguem de fato reconhecer os pontos que não lhe agradam no corpo ou rosto, e agir sobre as mudanças com bom senso. Já os indivíduos que tendem a ter uma imagem fantasiosa da própria aparência a ponto de querer mudá-la drasticamente podem ser portadores do Transtorno Dismórfico Corporal. A condição é considerada um problema de saúde mental relacionado à imagem corporal, em que o indivíduo tem um ou mais defeitos percebidos em sua aparência, segundo o cirurgião plástico Israel Oliveira, especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). “O TDC é diagnosticado apenas se a preocupação causa sofrimento significativo e perturba o funcionamento diário ou ambos”, alega.

Ainda segundo o médico, modismos, exageros ou aberrações cirúrgicas com intuito de chamar a atenção da mídia ou causados pelo TDC podem levar à situações que ultrapassam o limite do aceitável na cirurgia plástica. “O modismo de ter lábios volumosos como o da atriz Angelina Jolie, por exemplo, levou diversas pessoas a procurarem cirurgiões plásticos e dermatologistas para fazer o preenchimento labial e alguns exageraram na dose. A falta de bom senso e de orientação de profissionais qualificados possibilita esses deslizes estéticos”, pondera o especialista.

As cirurgias de face como rinoplastias, lifting facial e cirurgias ortognáticas (redução ou aumento da mandíbula e maxila) podem trazer grandes modificações na aparência, coloca o médico. “Porém, a necessidade e benefícios ao paciente devem ser avaliados, esclarecidos e dosados pelo cirurgião plástico em conjunto com o paciente”, destaca. O cirurgião afirma que as mudanças percebidas na face da atriz Renée Zellweger são decorrentes do envelhecimento cronológico e da perda de peso, e que não existe nada de errado com os procedimentos realizados no rosto da celebridade. “Vale ressaltar que ela tinha um rosto muito característico e os procedimentos (prováveis lifting facial, blefaroplastia, tratamentos cutâneos com toxina botulínica e ácido hialurônico) podem modificar as feições do paciente. De forma alguma isso pode ser considerado erro médico”, revela.

Israel ressalta ainda que devemos considerar o envelhecimento como algo normal e que faz parte da vida. “O desenvolvimento de preenchedores cutâneos e a toxina botulínica, quando usados com bom senso, têm mantido a face de quem já passou dos 40 ou 50 anos com bom aspecto e livre de procedimentos cirúrgicos”, coloca.

Tratamento

De acordo com a psicóloga Karina Bessa, a partir de apenas um olhar é antiético afirmar que alguém sofre ou não de determinado transtorno. Não são todos que se submetem a procedimentos estético-cirúrgicos que possuem o TDC. “Mas há dados na literatura sugerindo que o TDC é comum em pacientes com transtorno depressivo, fobia social, TOC, e naqueles que procuram tratamento dermatológico e cirurgia plástica frequente”, aponta ela. Por ser uma doença séria, a idealização e tentativa de suicídio são altas, tanto em adultos quanto em crianças, segundo ela. “Muitos pacientes evoluem com significativas perdas ocupacionais e sociais e muitos permanecem isolados dentro de casa durante anos”, pondera Bessa.

A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) é a técnica psicoterápica mais indicada para o tratamento do TDC. O objetivo do tratamento é fazer com que o paciente possa “vir para a realidade”, perceber as distorções e ter melhor qualidade de vida e bem estar.

“Muitas vezes há a necessidade de encaminhamento ainda ao psiquiatra e, neste caso, o tratamento segue de forma conjunta, onde o psicólogo (terapeuta) trabalha a psicoterapia e o médico psiquiatra trabalha o tratamento medicamentoso. Como o TDC comumente possui comorbidade com os Transtornos Alimentares, também existe a necessidade um acompanhamento por profissionais da nutrição. Assim, é possível perceber que o tratamento é multidisciplinar, ou seja, envolve profissionais de várias áreas”, assegura Bessa.

Fonte: A Crítica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife