Compartilhe

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Alimentos que roubam o cálcio do organismo

Não necessariamente eles devem deixar de ser consumidos. O ideal é ingerir outros alimentos ou utilizar suplementos

O cálcio é um elemento fundamental para o fortalecimento e manutenção da massa óssea no corpo, além de ter outros papéis importantíssimos. De acordo com a endocrinologista Tatiana Cunha “ele participa de funções como a contração muscular, funcionamento das células, transmissão de impulsos nervosos, regulação da pressão arterial, produção de hormônios e enzimas”.

Dados compilados pela pesquisa Firme e Forte Osteoporose 2012 mostram que, ao contrário do recomendado pela Organização Mundial da Saúde, mais de 60% das brasileiras não ingere as três porções de leite e derivados indicadas para prevenir a osteoporose.

Segundo o ginecologista Bruno Muzzi, presidente da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasso) é preciso ampliar e massificar informações sobre o papel da alimentação saudável para a saúde óssea e a prevenção da osteoporose. “É importante mostrar de que forma é possível obter os nutrientes necessários para a promoção da saúde óssea”.

O que pouca gente sabe é que alguns alimentos “roubam” o cálcio impedindo que ele seja absorvido pelo corpo. “O sal, fitatos e oxalatos, café, refrigerante e chocolate dificultam a absorção do cálcio, prejudicando sua biodisponibilidade”, comenta a especialista.

Por conta da cafeína, o café e outras bebidas, como os refrigerantes e chás, que levam esse componente na sua formulação, podem ser prejudicais, quando consumidas em excesso, especialmente para quem tem osteoporose. Ela tem efeito diurético e, portanto, prejudica a absorção do cálcio, contribuindo para que ele seja eliminado mais rapidamente do organismo pela urina. É importante lembrar que não se deve consumir mais do que quatro xícaras de café por dia.

O sódio, presente no sal, também aumenta a eliminação do cálcio por meio da urina. É muito importante evitá-lo ao máximo, principalmente no momento em que se tempera a salada. Para substituí-lo vale usar o limão e o azeite.

Os refrigerantes são outros grandes vilões, principalmente pelo fato de terem grande quantidade de fósforo em sua composição, outro nutriente que prejudica a absorção de cálcio no organismo. O que acontece é que o fósforo aumenta a produção do paratormônio, um hormônio responsável pelo controle do cálcio nos ossos e também nas células. “O excesso de proteínas e fósforo presentes nas carnes vermelhas e nas bebidas com ‘cola’, bem como o uso excessivo de sal aumentam a perda de cálcio pelo rim”, explica a reumatologista da Unifesp, Dra. Vera Lucia Szejnfeld.

Os fitatos e o ácido oxálico, presentes no feijão, ervilha, nozes, espinafre, acelga e tomate, aumentam a eliminação do cálcio por meio das fezes. Apesar de muito conhecidos como saudáveis, os cereais possuem essas duas substâncias. Não necessariamente eles devem deixar de ser consumidos. O ideal é ingerir outros alimentos que ajudem na absorção do cálcio como as frutas, verduras e legumes.

Além de ter cafeína, o chocolate conta com o ácido oxálico que, como dito anteriormente, aumenta a eliminação de cálcio pelas fezes. O chocolate ou achocolatado em pó adicionado ao leite tem o mesmo efeito. Para comer essa delícia com menos culpa, prefira o consumo de chocolates com maior teor de cacau, pois, apesar de prejudicar a absorção de cálcio, há, ao menos, maior ação antioxidante - o que não acontece com chocolates com menos cacau em sua composição.

“O cálcio é importante, mas sozinho não cumpre suas funções. Concentrações adequadas de vitamina D, exposição ao sol em horários recomendados e com o protetor solar, alimentos enriquecidos com cálcio e vitamina D e suplementação farmacológica quando necessário, são fatores que garantem os benefícios desse nutriente ao corpo”, completa a especialista. 

fonte: Bolsa de Mulher



Conheça os suplementos Herbalife
Xtra-Cal
Suplemento de Cálcio, Magnésio e Vitamina D, por porção contém 398mg de Cálcio (40% VD), 149mg de Magnésio (57% VD) e 2,5µg de Vitamina D (50% VD).  *Valores Diários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife