Compartilhe

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Muito além da pele: Colágeno é essencial para articulações; veja como consumir

Proteína fundamental para células de renovação rápida, como pele, cabelos e unhas, colágeno ajuda a proteger os ossos

Muito se fala sobre o colágeno quando o assunto é ter uma pele viçosa, firme, saudável. De fato, ele é essencial para a jovialidade da tez, mas o colágeno também é imprescindível para uma boa qualidade de vida, já que é fundamental para a saúde das articulações e tendões. No entanto, não é necessário tomar suplementos de colágeno, basta apenas seguir uma boa alimentação.

A nutricionista Miriam Martinez, do Hospital Beneficência Portuguesa, explica que o colágeno é uma proteína fundamental para as células de renovação rápida, como pele, cabelos, unhas e tendões. Além disso, faz parte da proteção que os ossos têm para evitar o impacto. A melhor forma de garanti-lo, explica a nutricionista, é consumir qualquer outra proteína. Simples assim. 

A suplementação é indicada para casos específicos, por indicação médica. Se a pessoa decidir por si só suplementar, quem vai sofrer é o rim ou o fígado, que serão obrigados a processar o volume excessivo de colágeno que o corpo não conseguirá absorver.

Segundo a especialista, o ideal é fazer atividade física e comer as proteínas normalmente, já que isso manterá o músculo saudável, protegendo as articulações e não causando impacto nos ossos. “O ponto é o equilíbrio”, explica ela.

E a gelatina?

A gelatina é considerada pelo senso comum com uma fonte de colágeno. Segundo a nutricionista do Hospital Beneficência Portuguesa, ela não se difere em nada de outras proteínas. “A gelatina é uma proteína, então o colágeno presente nela será absorvido como todas as outras, em 1%”, explica.

A vitamina C ajuda muito nessa síntese, se consumida com a proteína. “É benéfico não só para o colágeno, mas para a absorção de ferro”, explica Miriam. Ela recomenda que a refeição com proteína seja acompanhada por fruta ou sucos de laranja, morango, limão ou abacaxi, que são ricos em vitamina C.

Fonte: IG Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife