Compartilhe

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Saiba como prevenir lesões nos esportes


É comum haver um aumento de procura por pratica de exercícios físicos durante as férias de verão para quem busca o corpo ideal e um estilo de vida mais saudável. Mas para quem não tem o costume de se exercitar no resto do ano, é preciso ter ainda mais cuidado e saber evitar possíveis lesões.
De acordo com o médico Marcos Madureira, médico radiologista do laboratório Exame, existe vários fatores que influenciam na resistência de uma pessoa a lesões. “Desde o tipo de atividade física praticada, o uso de vestimentas e equipamentos adequados, o conhecimento da atividade física praticada, o histórico de lesões prévias, a frequência e a intensidade em que é praticada a atividade, e até mesmo o nível competitivo do evento esportivo. Mas, certamente, a falta de um condicionamento físico adequado e a prática errada de determinados exercícios estão entre os fatores mais comuns”, explica.
Uma das atividades típicas dos veranistas é a corrida. Mas, da mesma forma com que cresce o número de adeptos a este esporte, cresce o número de pessoas nos consultórios médicos para diagnóstico e tratamento das lesões ocorridas nas ruas. “Os praticantes amadores ou esporádicos estão mais sujeitos a uma lesão esportiva. Isso acontece porque os atletas de final de semana, por não praticam atividades físicas com frequência, não conseguem manter um preparo físico adequado e por vezes ainda exageram na intensidade dos exercícios. Muitas vezes também praticam determinadas atividades físicas sem conhecimento técnico ou orientações adequadas”, reforça o médico.
Em busca da causa da dor
As lesões mais comuns, diagnosticadas pelo Dr. Marcos Madureira no dia a dia, são as entorses, as luxações, lesões de ligamentos e tendões de articulações, lesões musculares, fraturas de estresse mecânico e contusões ósseas, lesões de cartilagem, além de bursites e tendinites. “A Ressonância Magnética pode auxiliar o médico na confirmação de uma determinada lesão já suspeitada no exame clínico, como lesões de ligamentos ou meniscos em um joelho. E pode também detectar outras lesões associadas, que podem passar despercebidas ao exame clínico, como lesões de cartilagem. O exame também mostra o grau ou gravidade da lesão em investigação, o que auxilia o médico na indicação e condução do tratamento”, exemplifica o radiologista.
De acordo com o especialista, o importante é procurar orientação especializada antes mesmo de praticar qualquer esporte e manter um acompanhamento médico constante para que todos possam desfrutar apenas os benefícios do esporte. “No caso de traumatismos ou caso apareça algum sintoma durante ou após a realização de exercícios físicos, o médico ortopedista deve ser procurado. Após a avaliação clínica o médico irá analisar a necessidade de exames complementares, dentre eles exames de imagem como a ressonância magnética”, conclui.
Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife