Compartilhe

terça-feira, 22 de março de 2016

Enxaqueca crônica: alimentação inadequada pode agravar crises


Indesejada, a cefaleia (ou dor de cabeça) faz parte da vida de muitas pessoas. São mais de 150 variações existentes da doença, e uma das mais intensas é a enxaqueca crônica, que atinge cerca de 20% da população brasileira, na maioria mulheres, segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia.
Contudo, ela não é apenas mais intensa do que uma simples dor de cabeça. Segundo o Dr. Paulo Renato Fonseca, diretor científico da Sociedade Brasileira de Estudo da Dor e diretor da Aliviar Medicina da Dor, a enxaqueca crônica pode ocorrer de vez em quando e ser forte, mas também pode, ao longo do tempo,reduzir de intensidade, tornando-se muito frequente. “Se forem mais de 15 dias de dor no mês, consideramos diária”, explica.
Segundo o médico, na enxaqueca crônica a dor é de moderada a forte e pode ser agravada depois da prática de exercícios físicos. Ela é unilateral, ou seja, atinge apenas um lado da cabeça. “Pode ser acompanhada por náuseas, vômitos, sensibilidade ao som e luz, e, se não medicada, chega a causar fenômenos visuais, nos movimentos e na fala.”
Os demais sintomas podem ser tão intensos e incômodos a ponto de impedir o indivíduo de exercer qualquer atividade, obrigando-o a ficar deitado, num quarto escuro, em silêncio, durante horas ou dias.
Ao fim de uma crise de enxaqueca, que dura de 3 a 72 horas, o paciente têm sintomas de ressaca, podendo apresentar, por mais de um dia, tolerância limitada para atividade física e mental.

Alimentação pode ser a culpada

Uma causa recorrente da enxaqueca crônica é a alimentação. “É muito comum ouvirmos no consultório que ‘se eu fico muito tempo sem comer, a dor de cabeça vem’. Isso é verdade, chama-se cefaleia por privação de refeição”, explica.
Segundo ele, alguns tipos de alimentos como álcool, amendoim, queijos, embutidos, conservas, enlatados e alguns adoçantes artificiais, assim como a privação de café – para quem o consume muito – pode, de fato, causar muita dor de cabeça.
Atualmente, a enxaqueca também pode ser um fator de risco para outras doenças. Pesquisas recentes comprovaram que quem sofre da doença tem um maior risco de AVC e doenças cardiovasculares. O risco aumenta se associado atabagismo e uso de alguns anticoncepcionais. Nesses casos, a enxaqueca aparece como fator de risco tão importante quanto à hipertensão arterial, diabetes e obesidade.
Outro estudo publicado numa revista americana concluiu que a enxaqueca pode, a longo prazo, alterar o cérebro permanentemente. Exames de ressonância cerebral em pacientes com a doença mostraram maior frequência de lesões cerebrais, pequenos AVC’s e atrofia em algumas áreas cerebrais.

Tratamento

Para diagnosticar a enxaqueca, não existem exames laboratoriais. Desta forma, médicos conversam com seus pacientes e fazem perguntas sobre o estilo de vida e a frequência das enxaquecas, entre outros questionamentos.
Segundo o médico, o mais difícil é classificar o paciente, sem esquecer que a mesma pessoa pode ter vários tipos diferentes de dores de cabeça ao mesmo tempo ou intercaladas. “Depois, é preciso afastar a possibilidade de ser consequência de outra doença, os motivos de agravamento, como estresse e sono não reparador, além de determinados tipos de alimentos, como o álcool e conservas.”
Durante o diagnóstico, Paulo Renato explica que usa um “diário de cefaleia” para que ele e o próprio paciente percebam melhor as características da doença. O próximo passo é o tratamento medicamentoso.
Depois de diagnosticado, o paciente portador de cefaleias deve ter uma vida regrada e reconhecer os fatores que agravam ou iniciam as crises. A dica do médico para conviver bem com a doença é estar sempre em contato com um especialista em dores crônicas ou um neurologista cefaliatra (pode ser encontrado no site da Sociedade Brasileira de Cefaleia). “Isso é um facilitador do tratamento”, sugere.
Outro ponto é conhecer bem a si mesmo e a sua dor. “Fique atento aos detalhes que amenizam ou agravam as crises.Evite a automedicação, tenha disciplina quanto aos horários e use a medicação de forma correta para prevenir e/ou tratar as crises”, finaliza o especialista.
Fonte: A Revista da Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife