Compartilhe

segunda-feira, 21 de março de 2016

Recomendação para o consumo de açúcar é de 25g por dia



Pode parecer comum, mas atitudes simples como adoçar todos os dias o café, comer um doce após o almoço ou tomar refrigerante na hora do jantar elevam a carga de açúcar no organismo, causando diversos prejuízos à saúde.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a recomendação é que o consumo de açúcar não ultrapasse 10% das calorias ingeridas diariamente. As evidências científicas sugerem taxas mais altas de cáries dentárias em crianças quando o nível de ingestão de açúcares é superior a 10% da ingestão calórica total. A organização também aponta que maiores benefícios à saúde podem ser alcançados se o consumo diário de açúcar for reduzido para 5% das calorias ingeridas (ou cerca de 25g de açúcar por dia).
Para crianças, o excesso de açúcar ainda aumenta a hiperatividade e interfere no desempenho e aprendizagem, além de afetar os ossos devido à influência nos níveis sanguíneos de minerais, como o cálcio.
Segundo dados apresentados na última Pesquisa Nacional de Orçamentos Familiares (POF) realizada em 2008/09 pelo IBGE, boa parte dos açúcares consumidos pela população brasileira está “escondido” em alimentos ultraprocessados, como refeições prontas, temperos, sucos industrializados e refrigerantes.

DOENÇAS CAUSADAS PELO EXCESSO DE AÇÚCAR

O excesso de açúcar no sangue é uma das principais causas de diabete. Comer açúcar demais também pode interferir no funcionamento dos hormônios e sobrecarregar alguns órgãos, como o pâncreas, responsável pela produção de insulina e controle dos níveis de glicose no sangue.

DOR DE CABEÇA E ENXAQUECA

Excesso de açúcar pode causar dor de cabeça: os níveis glicêmicos sobem e caem muito rápido, fato conhecido como hiperglicemia, que leva o organismo a utilizar outros meios para manter a glicose cerebral, como aumento da produção de catecolaminas, que gera aumento da temperatura, da frequência cardíaca, irritabilidade e produção de prostaglandinas, que causam vasodilatação e, consequentemente, dores de cabeça.

AÇÚCAR E ESPINHAS

O açúcar é um dos principais alimentos que causam espinhas no rosto: em excesso, o açúcar provoca produção exagerada de insulina, que libera hormônios androgênicos que estimulam as glândulas sebáceas, favorecendo o aparecimento de acne.

RADICAIS LIVRES E PELE

Excesso de açúcar causa envelhecimento precoce da pele: o açúcar branco é rico em calorias e pobre em nutrientes. Seu consumo exagerado aumenta espécies reativas de oxigênio (EROs), que são radicais livres causadores do estresse oxidativo. Os EROs promovem uma reação em que o açúcar se liga às proteínas de sustentação da pele de maneira irreversível, impedindo que as células consigam realizar suas funções, causando problemas como endurecimento e degradação dos tecidos de suporte da pele, danos nas fibras dérmicas e principalmente ao colágeno, levando ao aparecimento de rugas e flacidez.
Fonte: Natue

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife