Compartilhe

terça-feira, 12 de abril de 2016

Aprenda a estabelecer uma rotina saudável de sono




Já diziam os sábios que uma boa noite de sono faz milagres e como as pessoas passam 1/3 das vidas dormindo, a qualidade do sono é um fator essencial quando se deseja ter uma vida saudável. Ao dormir o corpo entra em um estado muito importante, relaxando e descansando a musculatura, fortalecendo o sistema imunológico entre outras funções que agem semelhantes a uma restauração do organismo. Para quem possui o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, ter uma boa noite de sono é duplamente importante e o médico psiquiatra pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Dr. Mario Louzã explica o motivo, “o desempenho físico e mental está diretamente relacionado ao sono. Quem possui TDAH é naturalmente agitado e tem dificuldade em focar sua atenção, e quando há falta de sono é ainda pior, pois causa queda de rendimento da atenção, que já é prejudicada no TDAH”.
Segundo o psiquiatra, quem possui TDAH não tratado tem a tendência de dormir e acordar em um horário mais tarde que o comum, o que não corresponde ao ciclo de horário aceito socialmente. “Para todos nós a privação de sono é ruim, se você vai deitar mais tarde e no dia seguinte acorda cedo, você rende menos e se sente cansado. Você fica fazendo esforço para tocar o dia e prestar atenção nas atividades cotidianas. No caso de quem tem TDAH, existe esse agravante, porque a pessoa já tem naturalmente uma defasagem de sono”, explica o especialista.
Segundo o médico todas as pessoas têm um ciclo chamado de sono-vigília que é regulado por uma série de hormônios associados à luminosidade, “quando faz sol durante o dia o organismo recebe a informação de que você precisa estar acordado, e quando escurece, um hormônio chamado melatonina começa a ser produzido para induzir o sono. Com a criação da luz artificial, o corpo não regula adequadamente essa função porque ainda “acha” que é de dia e isso atrapalha a indução do sono”, explica o médico.
Para facilitar o processo de indução ao sono, o Dr. Mário indica, “Se você quer dormir, você precisa de um ambiente escuro, relaxante, confortável, com a temperatura adequada. No ambiente escuro você começa a produzir melatonina que é indutora de sono. É bom evitar atividades que estimulam o cérebro, não comer em excesso, não deixar a TV ligada, e não ingerir bebidas alcoólicas, café e chá”. As medidas ajudam quem precisa determinar um momento e encerrar as atividades da noite para que o cérebro se recupere. É durante o sono que o cérebro se reorganiza, consolida memórias e se prepara para o dia seguinte.
Para quem pratica atividades físicas no período noturno, o Dr. Mário pondera que existem pessoas que se sentem relaxados após a atividade, outras ficam mais agitadas ainda, “depende muito do exercício e do organismo de cada um, é preciso testar e avaliar se o exercício noturno relaxa ou desperta o indivíduo. Se despertar é preciso alterar o período de exercícios, para manhã ou tarde. Existem casos que mesmo com todas as ações para ter um sono melhor, é necessário recorrer a medicações específicas para auxiliar na indução do sono. Converse sempre com o seu médico e ele indicará a melhor opção a você”, complementa o especialista.
Fonte: Lifestyle

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife