Compartilhe

quinta-feira, 21 de abril de 2016

O que é glicogênio?

O glicogênio é o estoque de energia rápida do organismo, ou seja, é a forma em que a glicose, a principal fonte energética das células – obtida a partir do consumo de carboidratos – é armazenada. O glicogênio é encontrado principalmente no músculo (glicogênio muscular) e no fígado (glicogênio hepático).

INSULINA E GLUCAGON

insulina e o glucagon são os hormônios responsáveis pela regulação do metabolismo do glicogênio. Quando comemos alimentos ricos em carboidratos [pães, massas, arroz e batata], os níveis de glicose se elevam no sangue e é liberado o hormônio insulina, responsável por transportar a glicose (açúcar) até o interior das células para que seja utilizada como fonte de energia. A insulina, juntamente com outras enzimas, também é responsável pelasíntese do glicogênio (glicogênese), ou seja, transforma a glicose em glicogênio.
hormônio glucagon é responsável por quebrar o glicogênio e liberar moléculas de glicose no organismo, processo conhecido por glicogenólise. Quando o corpo percebe que os níveis de glicose estão baixos, o glucagon é liberado para que ele faça a sua função e a glicose volte aos níveis de normalidade, fornecendo energia para o organismo.
Resumindo, os dois hormônios agem na regulação da glicose no organismo: a insulina estimula a produção do glicogênio para armazenar energia, diminuindo os níveis de glicose e, ao contrário, o glucagon transforma o glicogênio em várias moléculas de glicose, aumentando os níveis de glicose no sangue.

PAPEL DO GLICOGÊNIO NA ATIVIDADE FÍSICA

Manter bons estoques de glicogênio muscular é fundamental para melhorar a performance esportiva do atleta e a recuperação muscular após o treino.
glicogênio muscular é a principal fonte de carboidrato utilizada para a produção de energia durante a atividade física. Durante o processo de glicogenólise¸ que ocorre por meio de uma enzima chamada de glicogenólise forforilase¸ o glicogênio é degradado em moléculas de glicose, que é rapidamente convertida em moléculas de ATP, a moeda de energia para as células desempenharem o movimento, que atua como se fossem “fichas de energia”. A conversão de glicose em ATP acontece em todas as células do organismo, local onde ocorre a glicólise, como é conhecido esse processo.
Após o músculo utilizar boa parte dos estoques de glicogênio, começa a ocorrer a fadiga muscular e a queda do desempenho esportivo por falta de energia para o músculo continuar em atividade. Para adiar a sensação de fadiga, é importante consumir no pré-treino alimentos fontes de carboidratos de baixo e médio índice glicêmico, que irão liberar glicose durante o exercício e poupar o glicogênio muscular, promovendo melhor desempenho.
Após a atividade física, o mais adequado é que os carboidratos sejam os de alto índice glicêmico, ou seja, que sejam rapidamente absorvidos.
É importante consumir uma combinação de alimentos ricos em proteínas e carboidratos após a atividade física, pois irão acelerar a recuperação muscular e tornar a reposição dos estoques de glicogênio muscular mais eficiente, aumentando a performance esportiva nos treinos ou competições posteriores. O consumo pós-treino de suplementos oualimentos ricos em carboidratos fornece glicose para a reposição de glicogênio muscular e, assim, o organismo pode direcionar os aminoácidos, que são encontrados em grandes quantidades nas proteínas consumidas após o treino para o reparo do tecido muscular e consequente crescimento muscular e aumento de massa magra.
Se a refeição pós-treino contém apenas proteínas, sem carboidratos, ocorre a gliconeogênese, ou seja, o organismo passa a utilizar os aminoácidos para a formação de glicose, comprometendo a recuperação muscular e ganho de massa magra.

Fonte: Natue

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife