Compartilhe

terça-feira, 24 de maio de 2016

O que é a erva de São João


Saint_johns_wart_flowers
A erva de São João (Hypericum perforatum L.) é uma planta encontrada na Ásia, Europa, Estados Unidos e norte da África. Também conhecida como hipérico, suas flores amarelas e folhas têm propriedade medicinal, sendo conhecida por ajudar no tratamento de depressão leve a moderada.
O hipérico possui em sua composição química taninos, óleo essencial, pectina, aminoácidos, vitamina C, fitoesterois, carotenoides e flavonoides, como quercetina, isoquercetina e rutina, que podem proporcionar diversos benefícios à saúde.

ERVA DE SÃO JOÃO:  PARA QUE SERVE

  • Ação antidepressiva: a erva de São João age como um antidepressivo natural, sendo considerada eficaz ao colaborar para o tratamento da depressão leve e moderada. Um estudo apontou que a planta também pode melhorar quadros de ansiedade e insônia, dois fatores ligados à depressão. A ação antidepressiva da planta parece estar associada aos sistemas noradrenérgicos, dopaminérgicos e serotoninérgicos
  • Propriedade antioxidante: se deve à presença de compostos fenólicos, que atuam no combate aos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular precoce e maior risco para doenças, como o câncer.
  • Ajuda na cicatrização: o extrato de erva de São João colabora para a coagulação do sangue e cria uma camada protetora na pele, diminuindo a dor e a irritação local.
  • Ação antimicrobiana e antifúngica: estudos indicam a propriedade antimicrobiana e antifúngica da erva de São João, em especial a do seu extrato, que pode inibir o crescimento de bactérias e fungos.

ERVA DE SÃO JOÃO EMAGRECE?

Por apresentar propriedade calmante, a erva de São João pode ser uma aliada no emagrecimento, já que colabora para diminuir a ansiedade, quadro que pode colaborar para a compulsão alimentar. No entanto, vale lembrar que favorecer a perda de peso não é o principal objetivo da erva de São João.

COMO CONSUMIR A ERVA DE SÃO JOÃO?

O consumo pode ser feito com a erva de São João em cápsulas, compostas pelo extrato retirado da parte superior da planta. A dose varia de acordo com as necessidades individuais de cada um, devendo ser recomendada por um médico.

ERVA DE SÃO JOÃO: EFEITOS COLATERAIS

Doses excessivas da erva de São João pode causar alguns efeitos colaterais, como alterações no ritmo cardíaco e visão, além de confusão mental.

ERVA DE SÃO JOÃO: CONTRAINDICAÇÃO

A erva de São João é contraindicada para pessoas com depressão grave, para quem utiliza medicamento anticoagulantes, anticoncepcionais orais e para crianças menores de seis anos. Grávidas e mulheres amamentando não devem usar a erva de São João sem a orientação de um médico.
Fonte: Natue

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife