Compartilhe

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Turbine a sua saúde com as fibras

fibras-alimentares
As fibras são definidas como a parte não digerível de um alimento vegetal, que resiste ao processo de digestão e absorção no intestino e sofre fermentação no intestino grosso. São essenciais para o bom funcionamento do organismo e devem fazer parte de uma alimentação equilibrada e saudável. Existem dois tipos de fibras, de acordo com a sua solubilidade:fibras solúveis e insolúveis.
  • Fibras solúveis: são dissolvidas na água e formam um gel viscoso. Por não serem digeridas no intestiono delgado, são fermentadas no intestino grosso. São exemplos de fibras solúveis a inulina, pectina, gomas e mucilagens.
  • Fibras insolúveis: não são solúveis em água e têm limitação na fermentação. Lignina, hemiceluloses e celulose são fibras insolúveis.

BENEFÍCIOS DAS FIBRAS

O consumo de alimentos com fibras é muito importante pelos seus benefícios, como:
  • Menor risco para doenças cardiovasculares
  • Ajudam a prevenir a obesidade
  • Podem reduzir os níveis de glicose
  • Colaboram para diminuir a pressão arterial
  • Reduzem o risco de câncer no intestino
  • Auxiliam na prevenção e tratamento da constipação intestinal

ALIMENTOS RICOS EM FIBRAS

De acordo com a American Diet Association, o consumo de fibras deve variar entre 25g e 35g por dia para obter todos os seus benefícios. Frutas, verduras, legumes, cereais integrais, leguminosas, oleaginosas e sementes são ótimas fontes defibras alimentares. Veja a seguir alguns alimentos ideais para compor um mix de fibras e turbinar a saúde.
Flocos de milhoalém das fibras, são fontes de carboidratos e, por isso, fornecem energia. Por terem sabor neutro, podem ser combinados com preparações doces e salgadas.
Oleaginosas e frutas secas: são ótimas opções para serem consumidas juntas. Esse mix fornece fibras, gorduras boas e proteínas que, juntos, aumentam a sensação de saciedade. Inclua nas oleaginosas a castanha-do-pará, uma ótima fonte de selênio.
Farelo de aveia: é fonte de betaglucana, a fibra solúvel da aveia, que ajuda a reduzir o colesterol LDL e a controlar o peso por aumentar a sensação de saciedade. Além disso, oferece proteínas, vitaminas e minerais, sendo ideal para ser consumido com frutas, shakes, smoothies, granola ou como ingrediente de pães, bolos, biscoitos e mingaus.
Semente de girassol: além das fibras, que contribuem para reduzir a absorção de gorduras e regular o trânsito intestinal, fornece gorduras boas, vitaminas do complexo B e triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Pode auxiliar no controle do colesterol, glicemia e é uma ótima aliada no processo de emagrecimento. Consuma sobre as saladas ou na granola.
Farelo de trigo: é fonte de fibras solúveis e insolúveis, proteínas com bom valor biológico, além de vitaminas e minerais, como vitaminas E e B6, ferro, potássio e zinco. Ajuda a prevenir a prisão de ventre e a controlar o apetite, sendo um aliado para a perda de peso. Pode ser acrescentado em receitas de pães e bolos e consumido com frutas, sucos e smoothies.
Semente de chia: fornece fibras solúveis e, por isso, colabora para aumentar a sensação de saciedade. Também é fonte de ômega-3, aminoácidos essenciais e vitaminas do complexo B, sendo indicada para ajudar a controlar a glicemia e melhorar o sistema imunológico. A chia pode ser consumida com frutas, sucos, vitaminas, em receitas de pães, bolos, tapioca, biscoitos e muito mais.
Linhaça dourada: boa fonte de fibras, gorduras poli-insaturadas, vitaminas, minerais e lignana, um composto que tem ação parecida com o hormônio feminino estrógeno, sendo indicada para aliviar os sintomas da menopausa. Inclua em receitas de bolos, tortas, biscoitos e pães ou acrescente a linhaça na granola, frutas, iogurte, sucos e vitaminas.
 Fonte: Natue

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife