Compartilhe

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Você conhece outros alimentos ricos em cálcio, além do leite?


O cálcio é o mineral encontrado em maior quantidade no organismo, principalmente nos ossos e dentes, mas também é essencial para diversas funções, como contração muscular e coagulação sanguínea. Seu consumo adequado é importante, especialmente durante a infância, para o desenvolvimento e manutenção dos ossos e dos dentes, devendo ser ingerido em quantidades adequadas.

Se não estiver presente em quantidade suficiente na alimentação, o cálcio é retirado dos ossos para cumprir suas funções no corpo, mecanismo que a longo prazo pode prejudicar a saúde óssea, gerar osteopenia ou até mesmo osteoporose.

ALIMENTOS FONTES DE CÁLCIO

Leite e derivados: o leite é uma das principais fontes de cálcio da alimentação e, por isso, seus derivados oferecem boas quantidades desse mineral. Invista no consumo de leite, iogurtes e queijos e complemente o consumo de cálcio com outras fontes desse mineral.
Sardinha: além de ser uma boa fonte de proteína, oferece grande quantidade de cálcio e é fonte de gorduras boas (ômega-3) essenciais para a saúde do coração. O consumo de uma porção de 100g de sardinha em conserva oferece, em média, 368mg de cálcio.
Vegetais verde-escuros: o cálcio não está presente apenas em alimentos de origem animal. Também é possível encontrá-lo em boas quantidades em vegetais verde-escuros, como brócolis, espinafre e couve manteiga. O brócolis, por exemplo, além de cálcio contém vitamina A e vitamina C, ácido fólico, antioxidantes e fibras.
Tofu: este derivado da soja oferece boas quantidades de cálcio e baixa caloria, um aliado dos vegetarianos e das pessoas em dieta para perda de peso. O consumo de 100g de tofu oferece cerca de 111mg de cálcio, aproximadamente 10% da recomendação diária deste mineral.
Gergelim: outro componente que costuma ser usado nas dietas para perda de peso é o gergelim pois, além do cálcio, oferece alta concentração de fibras e, por isso, contribui para o aumento da sensação de saciedade, ajuda a melhorar o trânsito intestinal e a controlar a glicemia.
A recomendação diária de cálcio para adultos saudáveis é de 1000mg. “É possível atingir essa quantidade através da alimentação. A suplementação de cálcio é indicada em caso de deficiência, baixo consumo ou doenças”, ressalta a nutricionista Bruna Bellusci. Consulte um médico ou nutricionista para entender suas necessidades e obter orientações adequadas.
Fonte: Natue

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife