Compartilhe

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Obesidade: Conheça as suas causas e como evitá-la


Muito além da questão estética, a obesidade é considerada um problema de saúde pública e está relacionada a diversas complicações de saúde, devido ao acúmulo de gordura corporal. Saiba mais aqui!

O QUE É OBESIDADE?

A obesidade é uma doença crônica causada por diversos fatores: genéticos, fisiológicos, comportamentais e ambientais. É caracterizada pelo acúmulo de gordura corporal, que interfere na qualidade de vida e é fator de risco para diversas doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e até mesmo o câncer. Juntas, essas doenças representam mais de 70% dos casos de morte no Brasil.
Além disso, a obesidade também está relacionada à disfunções endócrinas, como irregularidades no ciclo menstrual, disfunção da vesícula biliar, problemas pulmonares e artrites. De acordo com dados do Ministério da Saúde, 52,5% da população está acima do peso e quase 18% é obesa.

TIPOS DE OBESIDADE

A obesidade pode ser classificada em diferentes graus, sendo a obesidade mórbida um dos tipos de obesidade mais graves. Além disso, a distribuição da gordura corporal pode variar, pois pode estar concentrada na região abdominal (obesidade em forma de maçã ou androide) ou na região do quadril (obesidade em forma de pera ou ginóide). A obesidade, principalmente a localizada na região abdominal, representa um importante fator de risco para doenças cardiovasculares.

EXCESSO DE PESO X OBESIDADE

Muitas pessoas acreditam que o excesso de peso é a mesma coisa que a obesidade, no entanto, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o excesso de peso é caracterizado pelo Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou superior a 25kg/ m2. Pessoas obesas apresentam IMC igual ou superior a 30 kg/ m2.

IMC DA OBESIDADE

A obesidade pode ser classificada em três diferentes graus de acordo com o IMC. O IMC de 30.0 – 34.9 classifica a obesidade de grau I, o IMC de 35.0 – 39.9 representa a obesidade de grau II, enquanto que o grau III de obesidade, IMC é >= 40.
Para calcular IMC, basta dividir o peso pela altura ao quadrado. Por exemplo, uma pessoa que pesa 80kg e tem 1,50m, tem o IMC igual a 35,5 (obesidade grau II).

CAUSAS DA OBESIDADE

Dentre as mais diversas causas da obesidade, a principal está relacionada à alimentação e aos hábitos de vida, sendo o sedentarismo e o consumo excessivo de fast food, doces, frituras, salgadinhos, entre outros alimentos ricos em açúcar e gordura, os principais responsáveis por esse quadro.

OBESIDADE INFANTIL

A infância é um período crítico para o desenvolvimento da obesidade, sendo que 1 a cada 2 crianças obesas se tornará um adulto obeso.  O consumo de alimentos não saudáveis, com excesso de industrializados, o sedentarismo e problemas hormonais são um dos principais fatores para a obesidade infantil. É preciso a conscientização dos pais e responsáveis para evitar que os índices de obesidade na infância continuem a crescer.

TRATAMENTO PARA OBESIDADE

Na tentativa de perder peso, muitas pessoas buscam dieta para emagrecer, especialmente as “dietas da moda” que prometem rápida perda de peso, mas são extremamente restritivas, podendo agravar ainda mais o quadro de obesidade com o passar do tempo. Para emagrecer com saúde, o tratamento para obesidade deve ser levado a sério e orientado por profissionais qualificados, como médicos e nutricionistas.
As mudanças nos hábitos de vida também são essenciais nesse processo, sendo a alimentação equilibrada e a prática regular de atividade física o primeiro passo para o processo de perda de peso e uma vida mais saudável. Desde cedo, é preciso incentivar hábitos saudáveis nas crianças, mesmo as que possuem peso adequado, como forma de reduzir a taxa de obesidade nessa faixa etária e prevenir a incidência de adultos obesos em longo prazo.
Fonte: Natue

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife