Compartilhe

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Subir escadas fortalece músculos, coração e pulmões

O dia amanheceu frio e chuvoso? Você tem apenas alguns minutos para treinar? Então pense em usar as escadas do prédio onde mora ou trabalha.
Subir escadas fortalece os mesmos músculos usados em agachamentos e afundos, além de exigir esforço dos pulmões e do coração para você ir ao topo. “As escadas forçam-no a trabalhar contra a gravidade, o que ajuda a aprimorar força e propulsão, características fundamentais, esteja você na arrancada final de uma prova de 5 km ou tentando manter o ritmo na última etapa de uma maratona”, diz a médica do esporte Anne Moore, treinadora de corrida na Carolina do Sul (EUA). Anne acrescenta que subir escadas “obriga a utilizar estabilizadores musculares, como o [músculo] glúteo médio, que normalmente são ignorados nas corridas regulares”.
Esse tipo de treino é ainda mais importante para quem já se aventura nas corridas de montanha. As escadas costumam ser muito mais íngremes que qualquer colina e em geral têm cerca de 65% de inclinação.
Não à toa a frequência cardíaca dispara e sua respiração fica mais rápida para levar mais oxigênio para dentro. “Se você só correr — e não andar — na escada, a sensação é como se estivesse fazendo tiros de 400 metros”, diz o educador físico José Virginio de Morais, melhor corredor de montanha do Brasil. Ele ressalta que, embora esse treino aprimore o VO2 máx — a quantidade máxima de oxigênio que você consegue utilizar durante os exercícios intensos —, para a postura não traz benefícios concretos, já que a amplitude das passadas é bem diferente nas escadas (onde são mais curtas) e no plano.
Um VO2 máx mais elevado significa que você pode correr com mais vigor e por mais tempo. Mas atenção: os treinos em escadas devem ser introduzidos aos poucos, por um profissional de educação física, nas planilhas de quem prioriza o plano nos treinos. “Em geral, as escadas apresentam curvas muito fechadas, o que acaba forçando os joelhos”, diz Virginio. Veja a seguir três maneiras de incluir a escada na planilha e tirar todo o proveito desse tipo de treino.
Para cima e rápido
Algumas provas, incluindo a Empire State Bulding Run-Up, em Nova York, e a Corrida Vertical (que deve acontecer em São Paulo em outubro de 2014), envolvem escalar o mais rápido possível vários lances de escada. Subir acelerando exige bastante potência explosiva, então você rapidamente atinge o limiar anaeróbico (LA), aquele ponto em que o corpo cria mais ácido lático do que consegue processar. “Treinar além do seu LA leva ao aperfeiçoamento deste e a um ritmo mais veloz antes que você sinta ‘queimar’”, diz John Honerkamp, que monitora treinos online para o New York Road Runners.
O TREINO – Após um aquecimento de 10 minutos, suba as escadas a toda por 20 a 30 segundos, depois caminhe de volta para baixo. Repita por 20 a 30 minutos. Ou suba correndo as escadas por 10 minutos após uma corrida longa para ajudar seu corpo a forjar resistência e aprender a vencer a fadiga.
Descida acelerada
Aqui você sobe devagar e desce rapidamente. Isso cria resistência para as corridas regulares, pois exige mais esforço e de forma consistente. É também ótimo para queimar os músculos das panturrilhas, já que você se apoia nos músculos dessa região ao descer os degraus.
O TREINO – Aqueça-se por 10 minutos. Suba escadas por 20 a 30 segundos com esforço de tempo run (treino de ritmo) — desacelerando se necessário para manter um ritmo consistente — e, sem pausar, desça correndo. Repita o ciclo por 30 minutos. Se estiver em um estádio, corra de seção a seção nos topos ou bases dos lances de escada, mantendo esforço de tempo run.
Subida na esteira
Você também pode usar a academia para simular treinos em escadas. “A esteira, programada numa inclinação íngreme, é bastante semelhante a subir escadas correndo, pois você usa muitos dos mesmos grupos musculares para se propelir para cima”, diz Honerkamp. Obviamente, você deve ajustar a velocidade de acordo com a inclinação: pode acabar descobrindo que um ritmo de caminhada rápida é o máximo que consegue aguentar.
O TREINO – Após um aquecimento de 10 minutos, aumente a inclinação (reduzindo o ritmo conforme necessário) para 15% (ou para a maior inclinação que o aparelho tiver: quanto mais alta, melhor). Faça 1 minuto no ritmo mais intenso que conseguir, então reduza à inclinação zero e recupere-se por 1 minuto. Depois faça 2 minutos em inclinação máxima com 2 minutos de recuperação. Amplie gradativamente o tempo (minuto a minuto) até alcançar 5 minutos de cada etapa. Em seguida, faça o caminho inverso para finalizar com 1 minuto intenso e 1 minuto de recuperação.
Fonte: exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife