Compartilhe

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Estes 8 alimentos podem ajudar na prevenção do câncer

Quimioprevenção

Quimioprevenção, o nome pode parecer estranho, mas a prática, em alguns casos, pode ajudar a combater o câncer.
Normalmente feito com medicamentos e combinado com uma dieta equilibrada e exercícios físicos, o método consiste em prevenir alguns tipos de cânceres em pessoas que têm de certa maneira pré-disposição para desenvolver a doença.
A pedido de EXAME.com, Paula Pratti, nutricionista oncológica e ortomolecular do Centro de Excelência Oncológica, listou alguns alimentos que podem ajudar na quimioprevenção do câncer.
De acordo com a especialista, é importante ponderar, no entanto, que todos os alimentos aqui listados devem ser personalizadas para cada tipo de paciente.
“Caso o paciente já tenha o diagnóstico da doença, deve-se levar em consideração o tipo de tumor e tratamento realizado, para que o alimento seja realmente indicado e se encaixe adequadamente ao perfil dele”, explica a nutricionista.
Ela ainda ressalta que a prática de atividade física também é uma excelente aliada ao combate do câncer, pois reduz a adiposidade das células diminuindo sua inflamação, aumenta a resposta imune e diminui a glicemia.
“Esse conjunto de ações previne o surgimento de células cancerígenas, ajudando em alguns casos a abreviar a fadiga provocada pelo tratamento oncológico”, afirma.
Veja 8 alimentos que atuam na quimioprevenção do câncer listados pela especialista.

Açafrão

O açafrão possui uma substância chamada curcumina – utilizada na medicina indiana há mais de 6.000 anos para o tratamento de diversos tipos de doenças. A planta atualmente é objeto de pesquisa de muitos cientistas, pois possui um dos princípios ativos com alto poder anti-inflamatório e anti-tumoral.
“A curcumina pode corrigir alterações no metabolismo celular que desencadeia o surgimento de diversos tipos de câncer, atuando tanto na prevenção quanto durante o tratamento oncológico”, afirma Paula Pratti.

Chá verde

 De acordo com a nutricionista, ele apresenta um dos antioxidantes mais potentes, o Epigalocatequina 3-galato de (EGCG), que neutraliza a formação dos radicais livres, auxiliando na detoxificação do organismo, reduzindo risco de câncer de próstata, mama e leucemia. Estudos sugerem a ingestão de 3 a 4 xícaras por dia.

Vegetais crucíferos

Vegetais como brócolis, couve-flor, couve de bruxelas e repolho, também conhecidos como crucíferos, ajudam na quimioprevenção do câncer, pois são alimentos sulfurados, ou seja, eles contêm o composto indol-3-carbinol, que atua na diminuição do estrogênio na circulação sanguínea, impedindo o aparecimento de células cancerígenas, que utilizam esse hormônio para crescer.
“Esses vegetais ajudam a manter os níveis normais de estrogênio no sangue. Um grande número de pesquisas tem relacionado o consumo regular de crucíferas com um menor risco de câncer de colo do útero, pulmão e mama”, afirma Paula.

Uva e frutas vermelhas

Frutas na cor vermelha contêm resveratrol, um flavonoide com potencial antioxidante presente em maior quantidade na casca e na semente da uva e que tem sido muito estudado na prevenção do câncer de cólon.

Alho cru

Já o alho cru contém alicina, um polifenol que pode atuar na alteração da oncogênese (formação do câncer), diminuindo o risco de câncer, quando incluído na dieta. Uma forma de utilizá-lo cru é incluir em molhos caseiros para saladas, explica a nutricionista.

Oleaginosas

As castanhas e sementes possuem beta-sitosterol, um fitosterol que atua no mecanismo de apoptose celular – a morte da célula cancerígena –, agindo na quimioprevenção do câncer de próstata principalmente.

Alimentos ricos em vitamina D

Atum e ovos são ricos em vitamina D. Segundo Paula Pratti, a manutenção dos níveis sanguíneos adequados dessa vitamina pode inibir a proliferação celular e atuar na quimioprevenção do câncer de mama. Além da ingestão de alguns alimentos enriquecidos com vitamina D, a especialista afirma que é necessária uma pequena exposição solar.

Alimentos com baixo teor de carboidrato

De acordo com a nutricionista, a diminuição dos carboidratos refinados e processados como açúcar, farinhas, massas, bolos e biscoitos também pode agir no combate do câncer.
“Esse tipo de dieta ajuda na prevenção de um grande número de doenças crônicas e degenerativas como obesidade, diabetes e síndrome metabólica, que estão relacionadas ao desenvolvimento de vários tipos de neoplasias malignas”, explica.
Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife